Sistema Positivo de Ensino

Storytelling: mostre sua escola de forma inesquecível nas redes sociais

Redes Sociais

Aprenda a contar histórias para atrair a atenção do seu público!

Uma coisa é fato: você pode ter ideias incríveis e mensagens relevantes para transmitir, mas, se não souber como fazer isso da melhor forma, provavelmente não vai obter resultados de marketing muito positivos. É por esse motivo que utilizar ferramentas e métodos que facilitam a transmissão daquilo que você quer passar é fundamental. E um exemplo desses recursos na comunicação é o storytelling.

Em tradução livre, o termo significa “contar histórias” e, como o próprio nome sugere, é uma técnica que propõe a contação de histórias por meio de uma narrativa rica, com um personagem que gere identificação e uma mensagem clara. A intenção é atrair o público e se conectar emocionalmente com ele.

A utilização do storytelling nas redes sociais pode acontecer de diversas formas, em um vídeo de depoimento de uma mãe ou um texto para blog sobre a relação de um professor com a escola, por exemplo. Para usar a técnica de storytelling em seus canais, você deve inserir em suas postagens os seguintes elementos:

Mensagem

O que você quer contar? Devem fazer parte da mensagem sua missão e seus valores, como o poder transformador da escola ou a formação de cidadãos para a vida. Lembre-se de que a mensagem tem que ser fácil de entender e interessante, mas a forma de contá-la também.

Ambiente

Situar o público ajuda a fazer com que ele embarque na jornada da sua marca. Sempre descreva o local em que a história se passa. Pode ser na sala de aula, no pátio do colégio e por aí vai.

Personagem

Uma boa história tem um ou mais protagonistas, não é? É importante que seu herói passe por uma jornada de transformação, que leve a uma mensagem final. Pode ser um aluno, um responsável ou um colaborador da escola.

Conflito

É nesse estágio que você vai deixar a audiência ávida por mais informações, com o objetivo de motivá-la a acompanhar o desfecho dessa história. Pense que um conflito exige que o personagem se supere, portanto não pode ser tão fácil. Um aluno que passou no vestibular ou uma atividade fora de sala… sua escola tem um acervo rico de conteúdo, é só começar a contar!

Ficou com alguma dúvida? Fale com o seu consultor pedagógico ou entre em contato por meio das nossas páginas no InstagramFacebook e no YouTube.

Para saber mais sobre outros temas do universo educacional, continue acompanhando o Sistema Positivo de Ensino aqui no blog.

Sair da versão mobile