Voltar

Simulados do Enem: por que são tão importantes?

12 agosto 2020 | Gestão Escolar

Os simulados do Enem preparam os alunos emocionalmente e permite identificar pontos fortes e fracos, entre outras vantagens 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, sem dúvidas, a principal porta de entrada para as universidades no Brasil. Por isso, a preparação para o exame é uma das maiores prioridades dos estudantes do Ensino Médio. E uma das atitudes esperadas de quem está trilhando essa jornada é realizar simulados do Enem.

Os testes são ferramentas poderosas para preparar o aluno. Pois proporcionam a ele uma experiência aproximada do que vai encontrar no dia da prova, além de serem excelentes para fornecer dados avaliativos sobre desempenho, permitindo que sejam identificados pontos fortes e fracos.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios que tornam os simulados do Enem tão relevantes, tanto para os alunos quanto para escolas.

simulados do Enem para os alunos:

  • Gerenciamento de tempo

Em média, o aluno tem três minutos para responder a cada questão do Enem. Por isso, saber administrar o tempo durante a prova é fundamental. Com o simulado, o estudante cria uma noção de como será isso na prática, podendo descobrir outras formas de otimizar os minutos para não terminar o teste deixando questões em branco ou “chutando” respostas por falta de tempo.

  • Treinamento físico

A resistência física e mental é determinante para os alunos que realizarão o Enem. Afinal, trata-se de uma prova com duração longa. Eles ficaram horas sentados e, para que consigam permanecer focados na resolução das questões, precisam estar preparados e saber o momento de levantar e fazer uma pausa para ir ao banheiro ou esticar as pernas. Por meio do simulado, eles vivenciam condições semelhantes às que encontrarão no dia do exame e isso, sem dúvida, vai ajudá-los. 

  • Preparação emocional

Assim como o preparo físico, cuidar do emocional é indispensável. Para resolver 90 questões em um dia, que abordam diversos componentes curriculares, os estudantes necessitam manter a calma. Os alunos podem se sentir inseguros e ansiosos para realizar o exame. Por isso, fazer simulados do Enem é uma ótima alternativa, pois os ajuda a ganhar mais confiança.

O que os simulados do Enem permitem para  professores e gestores

  • Mapear as habilidades dos alunos

Identificar as habilidades e limitações de cada estudante é a chave para elaborar um bom plano de estudos. Nesse sentido, os simulados são grandes aliados, pois fornecem dados sobre os pontos fortes e fracos dos estudantes, de forma individual e coletiva (uma turma específica, por exemplo).

Desse modo, sabendo quais conteúdos os alunos dominam e quais eles precisam assimilar melhor, a escola pode adaptar o planejamento pedagógico. Assim os professores podem oferecer atenção especial para aquilo que necessita de aprimoramento.

  • Aprimorar o processo de aprendizagem

Fazer simulados com frequência potencializa o processo de aprendizagem. Isso porque contribui para a fixação de conteúdos importantes. Realizar exercícios representa uma das formas mais satisfatórias de se aprender e pode ser bem mais efetiva do que reler diversas vezes a mesma informação, por exemplo. 

Participe dos simulados do Enem do SPE com Você!

Nós, do Sistema Positivo de Ensino, estamos ao lado das escolas para auxiliá-las na aplicação de simulados que enriqueçam a aprendizagem dos estudantes e proporcionem resultados positivos. Por isso, mesmo no período de isolamento social, continuamos oferecendo avaliações de forma on-line.

Realizamos simulados do Enem para que estudantes de todo o Brasil possam testar seus conhecimentos. Incentive seus alunos a participar! Para saber mais, acesse o site do SPE com Você e acompanhe as próximas edições.