Voltar

O que podemos aprender com São Francisco de Assis?

09 julho 2021 | Sem categoria

O que podemos aprender com São Francisco de Assis? – Lições do século XIII para aplicar nos dias atuais

Nascido em 1182, na pequena cidade de Assis, na Itália, São Francisco de Assis é um dos mais importantes santos da Igreja Católica. Seus ensinamentos e sua história de transformação e compromisso com Cristo impressionam e inspiram até hoje. 

Batizado com o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone, mas chamado pelos pais de “Francesco”, provavelmente devido à origem francesa da família, São Francisco de Assis foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 1228, menos de dois anos após sua morte. Mesmo que suas boas ações tenham acontecido no século XIII, sua mensagem permanece muito atual. Por isso, reunimos aqui três grandes lições que podemos aprender com ele.

São Francisco de Assis – Sinônimo de Humildade

De origem abastada, pois seu pai era um rico comerciante de tecidos, Francisco viveu uma infância sem muitas preocupações e uma juventude de aventuras e extravagâncias. Foi apenas depois de se juntar ao exército e ir para a guerra que despertou o interesse pela vida religiosa. 

Viveu quase um ano como prisioneiro e, depois de conseguir a liberdade, tornou-se devoto. Conta-se que foi em um momento de oração, na capela de São Damião, em Assis, que ele ouviu de Deus o chamado: “Vá, Francisco, e restaure a Minha Casa”. Assim, renunciou a todos os bens materiais e se entregou a serviço da Igreja e dos pobres.

Ao deixar para trás a riqueza e a vida vazia que levava para ajudar os mais necessitados, São Francisco ensina que é preciso se despojar das vaidades humanas e ser simples para se aproximar de Deus e viver o Evangelho. 

Amor ao próximo

São Francisco de Assis se dedicou a viver como Jesus viveu e a espalhar suas palavras. Fez voto de pobreza e, com suas pregações, reuniu seguidores para dividir com ele essa missão. 

Foi baseado nos ideais de fé, renúncia aos bens materiais e amor ao próximo que fundou a Ordem dos Frades Menores, em 1209. E, junto com seus irmãos franciscanos, cuidou de pobres e de doentes por onde passou.

Aos resgatar suas ações, podemos perceber o propósito de Francisco: viver e pregar o amor de Deus sobre todas as coisas, amando o próximo como a si mesmo. São Francisco nos mostra que é pelo amor que se faz um mundo mais justo e fraterno.

Amor aos animais e à natureza

São Francisco de Assis pregava o amor a tudo o que Deus criou. E isso inclui a natureza e todos os animais que nela habitam. Tratava-os como irmãos e também pregava para eles. Uma das histórias diz, inclusive, que os pássaros se moviam ao seu redor e o observavam como se reagissem às suas palavras.

Por acreditar que o amor de Deus se manifestava tanto em vidas humanas como não humanas, São Francisco é considerado o protetor dos animais e o padroeiro da ecologia. Com ele, aprendemos que não devemos nunca deixar de nos encantar com a beleza, harmonia e perfeição da natureza e precisamos sempre tratar os animais com respeito.

Fale o que você achou deste post nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Continue acompanhando o blog para mais dicas de educação.

Leve o Positivo para a sua instituição!