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Itinerários Formativos: saiba como montar no Novo Ensino Médio

23 outubro 2020 | Gestão Escolar

Confira dicas para formatar os Itinerários Formativos de acordo com a identidade da sua escola.

O Novo Ensino Médio está chegando. Até 2022, todas as instituições de ensino brasileiras deverão estar adaptadas à proposta, que busca deixar a escola com a cara das novas gerações. Os Itinerários Formativos (IFs) são a parte flexível do novo currículo e funcionam como caminhos para aprofundar os conhecimentos da Formação Geral Básica (FGB), parte baseada nas aprendizagens essenciais previstas na BNCC.

A intenção é que os Itinerários Formativos incentivem nos jovens a autodescoberta pessoal e profissional. Eles são obrigatórios e eletivos, ou seja, o aluno decide os itinerários que quer trilhar, de acordo com a oferta da escola. Por isso, pensar e planejar bem os itinerários que vai oferecer aos alunos é uma tarefa que exige muita atenção dos gestores.

 

Como fazer itinerários formativos?

Antes de tudo, é necessário entender como os itinerários devem ser organizados. Eles são compostos de quatro eixos estruturantes:

  1. Investigação científica: o aluno trabalha a capacidade de investigar a realidade por meio da realização de uma pesquisa científica.
  2. Processos criativos: os estudantes realizam projetos criativos, utilizando e integrando diferentes linguagens, manifestações sensoriais, vivências artísticas, culturais, midiáticas e científicas.
  3. Mediação e intervenção sociocultural: busca-se promover o envolvimento dos alunos com a vida pública, engajando-os em projetos de intervenção sociocultural e ambiental para gerar transformações positivas na comunidade.
  4. Empreendedorismo: amplia-se a capacidade do estudante de utilizar conhecimentos de diferentes áreas para empreender em projetos pessoais ou relacionados ao seu projeto de vida.

Seguindo esses eixos, os Itinerários Formativos podem ser por área (focados em apenas uma área do conhecimento), integrados (quando envolvem mais de uma área) ou técnicos (voltado à formação técnica e profissional).

Hora de criar um itinerário formativos. E agora?

Os Itinerários Formativos permitem que a escola use a criatividade e ouça a comunidade escolar para pensar em possibilidades que se encaixem ao seu perfil. Isso não significa abandonar tudo o que já é feito e começar do zero. Mas, sim, agregar, entendendo o potencial do corpo docente e as atividades que representam o coração da escola.

Para construir os itinerários, identifique primeiro qual projeto você tem hoje que representa a identidade da sua escola e quais as vivências do corpo docente que não aparecem nas aulas. Dessa forma, fica mais simples formatar o currículo.

A mudança não é drástica: é possível que você já tenha um projeto na sua escola que agora se tornará um itinerário. Se esse for o caso, ótimo, pois significa que já há disponibilidade de professores, interesse dos alunos e espaço para que essa atividade seja realizada.

Itinerários formativos na prática

Quer um exemplo prático? Imagine que sua escola já desenvolve uma peça de teatro anual que todos amam. Você pode transformá-la em um itinerário, ampliando-a. Ofereça uma oficina robusta, incluindo equipe de design, redação, produção, figurino, músicos, além de atores e diretores.

Analisando as habilidades e vivências dos docentes que não são aproveitadas em sala de aula, você também pode enxergar possibilidades para criar Itinerários Formativos incríveis. Por exemplo: você tem um professor de química que trabalha com gastronomia nas horas vagas. Reúna duas habilidades do professor e crie uma oficina com grande potencial de engajamento do docente. Que tal “A química da gastronomia”?

Dica extra: Se um componente curricular está “sobrando” na FGB (com limite de 1800 horas), você pode transformá-lo em um itinerário, desde que faça uma alteração na proposta: o projeto deve ser mais vivencial do que conteudista.

Com a gente, a transição é mais tranquila

O Sistema Positivo de Ensino está ao lado das escolas parceiras, oferecendo o suporte para que a transição para o Novo Ensino Médio seja a mais tranquila possível. Nossa equipe de assessores está à disposição para esclarecer dúvidas e o material para a 1ª série já foi reformulado com muitas novidades. Teremos mais simulados, nova plataforma digital de aprendizagem, mais de 3 mil videoaulas preparatórias para o Enem e vestibulares, além de dois Itinerários Formativos inclusos no material: Oficina de textos e Projeto de Vida.

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