O contato com a natureza torna crianças e adolescentes mais saudáveis e felizes. Por isso, acampar com os filhos é uma ótima opção de atividade para desenvolver em família
Por muito tempo a infância se desenvolveu com espaço e liberdade. Era comum subir em árvores, andar de bicicleta na vizinhança e desaparecer por uma tarde inteira explorando os limites do bairro e da cidade. Ao longo das gerações, a infância mudou, e pouco sobrou dessa liberdade e contato com a natureza. Por esse motivo, acampar pode ser uma possibilidade de incentivar seus filhos a desenvolver um vínculo afetivo com o meio ambiente.
O contato com o natural ajuda na saúde física, mental e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais das crianças. Além disso, colabora no reconhecimento de possibilidades e limites e no exercício da autonomia. Acampar com os filhos é um desafio, mas também a oportunidade perfeita para desenvolver tudo isso – e é mais fácil e barato do que se imagina!
Aonde ir
Parques nacionais, campings, parques estaduais, Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), ou ainda áreas particulares. Esses locais costumam ter estruturas muito simples; por isso, pesquise bastante e entre em contato para informações detalhadas. Não esqueça que existem algumas regras que precisam ser seguidas. Informe-se para não se surpreender no processo.
Checklist: O que levar para acampar com os filhos
Os equipamentos necessários variam muito. Eles dependem do local em que o acampamento vai acontecer e das necessidades de cada família. Listamos o básico:
- Roupas adequadas ao clima e características do local.
- Calçados confortáveis para caminhar, que protejam os dedos e com aderência para caminhar em terrenos escorregadios, enlameados ou rochosos.
- Saco de dormir adequado à temperatura do local e à época do ano.
- Lanterna e pilhas extras.
- Barraca leve e com um bom sistema de proteção para chuva.
- Isolante térmico para isolar o calor e proteger da umidade.
- Fogareiro e utensílios de cozinha são importantes para locais frios.
- Kit de primeiros socorros.
- Repelente.
- Protetor solar.
Orientações sobre segurança
Existem diversas orientações de segurança, mas elas dependem do estilo de acampamento, lugar, idade das crianças ou adolescentes que vão acompanhar a aventura e assim por diante. Compilamos as informações mais relevantes:
- Mantenha-se hidratado e bem alimentado.
- Não ande de pés descalços em meio ao mato e bata os calçados antes de colocá-los.
- Use repelente e protetor solar.
- Combine regras como limites de distância ou profundidade para entrar na água.
- Contrate guias até se tornar mais experiente.
- Comunique seu destino a outras pessoas.
Leia também:
5 atividades simples para fazer com as crianças em casa na quarentena
Seis filmes que mostram professores que vão além da sala de aula