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Novo Ensino Médio: 14 perguntas comuns

02 junho 2022 | Gestão Escolar

O Novo Ensino Médio é assunto desde a apresentação da proposta inicial em 2016. De lá pra cá, debates, polêmicas e pendências mais confundiram do que esclareceram a reforma do modelo para a comunidade escolar.

Neste momento, é crucial que professores e gestores tenham clareza sobre as mudanças e intenções do Novo Ensino Médio, entendam prazos e o papel de cada participante do ecossistema.  Veja 14 perguntas e respostas para ajudar a entender e implementar o Novo Ensino Médio:

1- O que é o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio é a maior mudança na Educação nos últimos 20 anos. Desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as escolas seguiram um modelo que não se atualizou e deixou de ser atrativo e significativo para os jovens. O Novo Ensino Médio conecta-se ao comportamento da geração Z e contempla duas partes: a Formação Geral Básica e os  Itinerários Formativos (parte flexível).

2- O que é Formação Geral Básica?

É a parte do novo Ensino Médio comum a todos os jovens de escolas públicas e privadas.  São aprendizados obrigatórios, referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que desenvolvem competências e habilidades. A Formação Geral Básica está organizada em quatro áreas do conhecimento: Linguagem e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Sociais e Aplicadas.

3- As áreas do conhecimento excluíram disciplinas?

Não houve exclusão. As 13 disciplinas (denominadas componentes curriculares pela BNCC) que fazem parte do modelo anterior ao Novo Ensino Médio continuam, porém presentes nas áreas de conhecimento.

4- O que são Itinerários Formativos?

São caminhos personalizados que aprofundam conhecimentos da Formação Geral Básica e oferecem maior conexão com os interesses e o cotidiano dos jovens. Os itinerários podem ser de três tipos: por área, integrado (com a reunião de duas ou mais áreas) e de formação técnica e profissional.

Todos os itinerários formativos devem estar organizados a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

Cada escola ou sistema de ensino formatará os Itinerários Formativos do seu jeito. Os alunos poderão escolher mais de um, de acordo com seus interesses e com o que a instituição disponibiliza. Escolas podem considerar atividades extracurriculares que já desenvolvem (aula de teatro e oficina de robótica, por exemplo) como unidades curriculares de seus itinerários formativos.

5- Qual a diferença entre componente curricular x unidade curricular?

Componente curricular refere-se às disciplinas (Português, Matemática, Física, Biologia, etc) e estará presente na Formação Geral Básica. Unidade curricular é a base do Itinerário Formativo e diz respeito a uma atividade com carga horária pré-definida, que a escola cria de acordo com seu contexto e infraestrutura. Por exemplo: clube de leitura, oficina de audiovisual ou laboratório.

6- A escola oferecerá Formação Geral Básica e Itinerários Formativos nos três anos de Ensino Médio?

A escola poderá distribuir a carga horária da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos da maneira que considerar coerente com sua estrutura e as necessidades dos alunos.

Apenas Língua Portuguesa e Matemática são exceções e devem estar presentes na formação do aluno durante os três anos do Ensino Médio.

7- Como fica o Projeto de Vida no novo Ensino Médio?

Parte da BNCC desde o Ensino Fundamental, o Projeto de Vida é obrigatório no Ensino Médio. O MEC orienta que as escolas reservem uma carga horária específica para o Projeto de Vida já no primeiro ano do Ensino Médio para incentivar o protagonismo no aluno a partir do autoconhecimento, do estabelecimento de estratégias para atingir seus objetivos, do conhecimento da área de atuação e outros temas relevantes para a escolha da profissão.

8- Qual a diferença entre habilidades e competências?

O ser humano desenvolve habilidades socioemocionais para ser competente em algo. No novo Ensino Médio,o jovem será incentivado a desenvolver autonomia, autoconfiança, empatia e responsabilidade para ser competente na escolha de sua profissão ou na solução de um problema, por exemplo.

9- Quais as exigências de carga horária do novo Ensino Médio?

Até março de 2022, a carga horária mínima de todas as escolas será ampliada para 1.000 horas por ano, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. A Formação Geral Básica deve corresponder no máximo a 1.800 horas (60% do currículo), e os Itinerários Formativos no mínimo a 1.200 horas (40% do currículo). As escolas têm até março de 2022 para realizar as mudanças.

10- O que será cobrado no ENEM?

O ENEM deverá focar no conteúdo da Formação Geral Básica, obrigatória e comum a todos os estudantes de Ensino Médio do país.

11- Haverá EAD no novo Ensino Médio?

De acordo com o MEC, será possível distribuir até 20% da carga horária de um curso diurno na modalidade à distância.

12- Qual perfil de professor buscar para o novo Ensino Médio?

Os jovens do Ensino Médio demandam professores abertos a novos modelos de transmissão de conteúdo, com perfil colaborativo e engajador. O professor precisa pensar fora da caixa, inovar e romper padrões para executar a interdisciplinaridade e tornar o tema de estudo atrativo.

13- Como a escola deve se preparar para a implementação?

Antes de formatar novos currículos, é imprescindível que a escola escute os jovens estudantes e professores. Quais são seus interesses, expectativas e frustrações? Sob o ponto de vista deles, como a escola pode se transformar em um ambiente inspirador e colaborativo? Que modelo incentiva o aluno a gostar de aprender? Qual é o objetivo da escola?

O gestor também precisa realizar um diagnóstico dos recursos humanos, físicos e financeiros. Qual a formação do corpo docente? Quais as possibilidades de otimização ou expansão da infraestrutura? Como será a dinâmica na escola com novos horários? Quanto mais respostas, maior a compreensão do modelo ideal.

14- Quais são os documentos oficiais para consulta?

  • Lei nº 13.415/2017
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
  • Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos
  • Base Nacional Comum Curricular – BNCC
  • Guia de Implementação do Novo Ensino Médio

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