Seja para aquisição ou retenção, as instituições devem estar presentes na internet para se posicionar e garantir a lembrança na hora da escolha de mães e pais, e utilizar o marketing digital para captar mais alunos é uma boa estratégia.
A internet é parte inseparável das nossas vidas, seja para informar, encurtar distâncias, criar conexões e até mesmo para fazer negócios. Vendo por esse ângulo, você já pensou no quanto é importante que a sua escola tenha uma presença estabelecida e relevante no universo digital? Afinal, os pais, mães e os alunos estão o tempo todo conectados e, hoje em dia, o “boca a boca” saiu das ruas para acontecer na internet, especialmente nas mídias sociais. Você sabia que a grande maioria dos pais buscam conhecer os atributos e ler comentários sobre a escola nas mídias sociais?
De acordo com a última pesquisa de mercado encomendada pelo Sistema Positivo de Ensino, os cinco fatores decisivos para que os pais e mães escolham por uma escola são: ensino de qualidade, localização, mensalidade, segurança e bons professores. Para ter acesso à pesquisa completa, seja uma escola conveniada ao Sistema Positivo de Ensino.
Um bom planejamento de marketing digital para captar alunos, além de mais relevante e lucrativo do que as ações de marketing tradicionais – ou off-line – é capaz de acertar em cheio o público-alvo da sua escola e contar os principais diferenciais da sua instituição para os pais que procuram por esse tipo de informação.
A internet é uma grande “vitrine”, por isso, todas as grandes marcas e empresas têm seu espaço garantido no mundo digital. Com a sua escola, não pode ser diferente! Conheça o seu público-alvo, as necessidades dele e fidelize-o. Fique por dentro, gestor!
O QUE É MARKETING DIGITAL?
É o conjunto de estratégias que visam promover uma marca na internet usando diversos meios, canais digitais e métodos que permitem analisar resultados e dados em tempo real.
COMO A INTERNET PODE AJUDAR A SUA ESCOLA A CRESCER?
SITE
- Destaque os seus diferenciais e mostre todas as vantagens da escola, como a proposta pedagógica, tecnologias adotadas, infraestrutura e atividades extracurriculares.
- Invista num tour virtual (em vídeo ou em fotos) para que os pais possam ter uma ideia da infraestrutura da instituição.
- Aposte em um site que também seja compatível com navegação em smartphones (mobile).
- Apresente os profissionais e colaboradores que trabalham na instituição e o diferencial de cada um deles. Os pais gostam de sentir que conhecem os profissionais que trabalham na escola e convivem todos os dias com os seus filhos.
- Mostre-se aberto a negociar condições especiais para o valor da mensalidade de acordo com a renda da família. Tenha um campo de contato para isso.
- Traga informações sobre o sistema de ensino da escola, materiais e metodologia pedagógica utilizada.
- Mantenha as informações de localização e contato sempre atualizadas!
MÍDIAS SOCIAIS
- As mídias sociais mais utilizadas pelos pais são Facebook, YouTube, Instagram e WhatsApp. Marque presença!
- Quem tem página no Facebook sai na frente pois exibe seus pontos fortes, o dia a dia dos professores, reforça comunicados importantes, mostra atividades trabalhadas em sala de aula e fortalece a marca, dando visibilidade entre pais e educadores.
- Crie uma vitrine que mostre o bom atendimento da sua escola. Sempre monitore os comentários, interaja com simpatia, seja solícito e responda com rapidez.
- Invista em ações mais focadas durante o período de matrículas.
- Destacar temas como o material didático é importante, pois é um dos assuntos mais pesquisados pelos pais.
ANÚNCIOS NO GOOGLE
- Uma das primeiras ações dos pais é buscar a escola na internet, por isso o nome da sua escola precisa ter forte presença online em sites como Google. Para isso, invista numa boa estratégia de mídia digital.
- Crie campanhas no Google Ads, o serviço de anúncios do próprio Google.
BLOG
- O conteúdo de um blog pode trazer informações sobre o dia a dia na escola e também de temas sobre educação, consolidando a sua expertise no tema e tornando a sua escola uma referência. Isso aumenta a confiança e respeito dos pais pela instituição.
- O blog pode oferecer materiais ricos para download, como e-books e planilhas que sejam relevantes. Para receber esses materiais, os pais devem fornecer o e-mail e, assim, você consegue criar uma base de e-mails para investir em outras ações e/ou fazer contatos com os interessados.
E-MAIL MARKETING
- Você tem uma lista com os contatos de todos os pais que têm filhos na sua escola? Esse é o primeiro passo para investir numa boa estratégia de e-mail marketing. Se não tiver, pense em estratégias para capturá-los.
- A captação dos e-mails pode ser feita por meio do blog da escola e ainda pelo site. Com formulários como: Valores de mensalidade/Agende uma visita/Saiba mais sobre esses conteúdos
- O conteúdo do e-mail deve ter informação relevante e de qualidade, que interesse verdadeiramente os pais.
- Ainda, o conteúdo deve ser simples, direto e instigar o interesse dos pais. As pessoas precisam sentir que é vantajoso continuar recebendo esses e-mails.
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Confira as dicas do Wessley Oliveira, especialista em Marketing Digital do Sistema Positivo de Ensino para você aplicar aí na sua escola, gestor!
→ As escolas precisam estar cada vez mais preparadas para realizar ações digitais, pois as famílias e os alunos estão sempre conectados. O “boca a boca” agora está acontecendo nas mídias sociais e uma avaliação negativa tem muito poder sobre a decisão de outras famílias, mesmo que não se conheçam. As escolas que não estiverem engajadas em estratégias digitais aos poucos vão perder espaço, pois a forma de consumir conteúdo mudou. É preciso encantar os pais antes mesmo de conhecerem a escola. Por isso, é muito importante atender bem os pais tanto virtual quanto presencialmente.
→ Para criar o melhor conteúdo para seu público, é preciso conhecer seus interesses e também suas dores, ou seja, ser empático. Depois disso, crie conteúdos originais, simples e diretos, que tragam soluções e levem a um diálogo. Não existe uma fórmula para o sucesso, o que existe é uma conversa. Esteja sempre aberto a diálogos e a aprender com o seu público. Esse é o caminho para uma campanha de resultado!
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