Para colocar a educação inclusiva em prática, é preciso que cada um se responsabilize por algumas mudanças.

Uma educação inclusiva garante que crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência ou transtorno tenham direito a uma formação cidadã, que desenvolva sua autonomia e capacidades cognitivas. Para que a inclusão seja exercida com êxito, é preciso estar atento às práticas da sua instituição e disposto a fazer mudanças reais, que transformem a experiência escolar desses alunos. Separamos dicas sobre inclusão que podem ajudar os agentes que compõem a comunidade escolar nessa tarefa.
Professores
Atitudes que podem causar maior impacto na transmissão do conhecimento são:
- Identificar e apoiar os alunos com dificuldades de aprendizado;
- Desenvolver ações inclusivas em sala de aula, com atividades e currículo adaptados para as necessidades dos alunos;
- Observar o aprendizado e sua evolução;
- Estimular sua integração com o restante da turma.
Equipe educacional
O aluno precisa sentir que pertence à comunidade escolar, assim como todos os outros estudantes. Algumas mudanças simples para gerar esse sentimento são:
- Tratá-lo de igual para igual, como todos os alunos da instituição;
- Falar diretamente com ele;
- Perguntar se ele precisa de ajuda antes de ajudar;
- Caso precise de ajuda, sempre pergunte como ele prefere ser ajudado. Dessa forma, o auxílio se torna mais eficiente para ambas as partes.
Coordenador
Como mediador da escola e da família, o coordenador pode aplicar mudanças significativas na instituição:
- Promover ações como palestras, debates e mudanças físicas para tornar o ambiente mais inclusivo;
- Orientar professores e comunidade escolar sobre as necessidades específicas de cada aluno. Essa atitude ajuda na aplicação de atividades e estratégias que facilitam a absorção de conteúdo;
- Mediar a relação entre família e equipe multiprofissional que atende o aluno, levando em consideração as necessidades específicas de cada aluno e ajudando a aplicá-las no aprendizado.
Família
A família tem um papel fundamental na educação do aluno. Algumas ações que podem auxiliar a comunidade escolar a ser mais efetiva no aprendizado do aluno são:
- Matricular o aluno na rede de ensino regular;
- Informar a equipe escolar sobre as necessidades e tratamentos realizados pelos alunos. Assim, a família ajuda a escola a ir em busca de estratégias de ensino mais eficazes;
- Apoiar as estratégias utilizadas, dando continuidade a elas em casa e incentivando o aluno a segui-las.
Gostou do conteúdo sobre inclusão? Ficou com alguma dúvida? Fale com o seu consultor pedagógico ou entre em contato por meio das nossas páginas no Instagram, Facebook e no YouTube.
Para saber mais sobre outros temas do universo educacional, continue acompanhando o Sistema Positivo de Ensino aqui no blog.