Sistema Positivo de Ensino

Glossário do Ensino Médio: entenda o que são Enem, Sisu, Prouni, Fies e Pronatec

Glossário do Ensino Médio – Se seu filho cursa o Ensino Médio e está em fase de vestibular, é bem provável que você já tenha ouvido falar em Enem, Sisu, Prouni, Fies e Pronatec ou ao menos um deles. Mas você sabe realmente o que cada um desses termos significa? Diante de tantas siglas, confundir-se é compreensível e, por isso, fizemos um resumo para ajudar a esclarecer possíveis dúvidas.

Enem

Com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da escolaridade básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998. Atualmente, o exame ganhou mais importância, é uma das principais portas de entrada para as universidades no Brasil e sua realização é requisito obrigatório para a participação no SISU e no PROUNI. Seja para complementar, seja para substituir o vestibular, cerca de 500 instituições já usam os resultados no Enem como critério de seleção dos candidatos.

Sisu

É por meio do Sistema de Seleção Unificada, ou Sisu, como é mais conhecido, que os participantes do Enem podem utilizar suas notas obtidas no exame para se candidatar a vagas de instituições públicas de Ensino Superior. Implantado em 2010, o processo seletivo ocorre uma vez por semestre e os estudantes podem se inscrever para até duas opções entre as vagas ofertadas. A escolha deve ser feita por ordem de preferência e, caso queiram, os candidatos podem acompanhar as notas de corte e alterar suas opções durante os dias em que o sistema fica aberto.

Prouni

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) funciona de modo parecido com o Sisu. A principal diferença é que nele os estudantes podem usar seus resultados no Enem para concorrer a vagas em universidades privadas ao invés de públicas. Além disso, é exigida a comprovação de renda familiar, que deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa para candidatos a bolsas integrais ou três salários mínimos para bolsas parciais de 50%. Outro requisito é que o estudante tenha cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou tenha sido bolsista integral em instituição privada. Pessoas com deficiência e professores da rede pública também podem se candidatar. No caso dos professores, não é necessário comprovar renda e as bolsas são exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) existe desde 1999 e é destinado ao financiamento prioritário de cursos de graduação. Desde 2016, para se inscrever no programa, é preciso que o estudante tenha participado do Enem. Atendendo a esse e outros requisitos, como renda familiar per capita de até três salários mínimos, o interessado pode se inscrever no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção). Caso seja pré-selecionado, o estudante deve, então, efetivar sua inscrição, informando os dados do financiamento a ser contratado. Atualmente, a taxa de juros do Fies é de 6,5% ao ano para todos os cursos oferecidos pelas instituições participantes do programa e é necessário fiador. Após o término da graduação, o estudante dispõe de 18 meses de carência e mais três vezes a duração do curso para pagar o financiamento.

Pronatec

Com o objetivo de aumentar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no Brasil, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011. Todos os cursos do programa são gratuitos e direcionados, prioritariamente, a estudantes do Ensino Médio da rede pública (ou bolsistas na rede privada), trabalhadores e participantes de outros programas sociais. São ofertadas três formas diferentes de  cursos técnicos: concomitante (para estudantes do Ensino Médio); integrada (para quem pretende fazer o Ensino Médio em conjunto com o curso); e subsequente (para aqueles que já concluíram o Ensino Médio). Os Institutos Federais, o Senai e o Senac oferecem vagas para o Pronatec durante o ano todo e para os cursos subsequentes, em especial, a seleção é feita exclusivamente a partir das notas do Enem.

Se quiser ver outras dicas de gestão escolar nesta pandemia, continue aqui em nosso Blog. Você também pode ficar por dentro de todas as novidades do Positivo em nossas páginas no Facebook e no Instagram.

Para levar o Sistema Positivo de Ensino para a sua escola, clique aqui e fale com um dos nossos consultores.

Deseja ajuda dos nossos especialistas para implantar o Novo Ensino Médio em sua escola? Clique aqui

Sair da versão mobile