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Entendendo os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio

01 junho 2022 | Gestão Escolar

Parte flexível do novo currículo, os Itinerários Formativos são caminhos para aprofundar os conhecimentos da Formação Geral Básica

Que curso de graduação escolher? Há alunos que tentam responder a essa pergunta na hora de se inscrever para o Enem. No Novo Ensino Médio, a possibilidade de isso acontecer é menor, pois uma das propostas é incentivar nos jovens a autodescoberta, pessoal e profissional, desde o primeiro ano. Com as mudanças, previstas para ocorrerem até 2022, o aluno poderá entender melhor os assuntos do seu interesse.

Essa possibilidade de personalização do conteúdo está nos Itinerários Formativos (IF). Parte flexível do novo currículo, os IF são caminhos para aprofundar os conhecimentos da Formação Geral Básica (composta pelos componentes curriculares comuns a todos os estudantes de Ensino Médio, sejam de escolas privadas ou públicas).

Criando um caminho para o seu aluno

As aulas que vão fazer parte dos Itinerários Formativos não são definidas por diretrizes específicas. E aí que entra a criatividade e também a escuta dos alunos e dos pais.

No processo de implementação do Novo Ensino Médio, cabe à escola formatar os itinerários de acordo com o que combina com o seu perfil, escutando a comunidade escolar e aproveitando a estrutura (física e humana) e as atividades extracurriculares que já existem por lá.  As aulas devem, no entanto, estar organizadas a partir de eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

Os itinerários podem ser por área do conhecimento, integrados (com duas ou mais áreas) ou com foco na formação técnica e profissional (profissionalizante).

Para preparar o aluno para escolher o caminho que vai trilhar no Ensino Médio e em uma possível graduação, existe o Projeto de Vida. Parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ele começa no Ensino Fundamental e continua no Ensino Médio.

É recomendado que as escolas separem parte da carga horária para discutir o futuro pessoal e profissional dos alunos desde o primeiro ano e ainda desenvolver habilidades como cooperação, defesa de ideias e compreensão, respeito e análise do mundo.

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