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Escola também tem Instagram

09 julho 2021 | Marketing

A rede social que mais cresce no mundo também pode ser uma ferramenta de conexão entre a escola, pais, alunos, professores e comunidade

O Instagram é um aplicativo ou app (do inglês application) que pode ser baixado gratuitamente em seu smartphone Android ou iOS. É uma rede social de fotos para celular.

Dados recentes mostram que o Instagram tem 700 milhões de usuários no mundo. No Brasil, os últimos dados revelados pela plataforma, em 2016, apontaram 35 milhões de usuários ativos, o que coloca o país no posto de 2º maior mercado para o aplicativo no mundo.

Mas o que isso tem a ver com a escola? A resposta é simples: o Instagram conecta pessoas, possibilita a criação de um público engajado, disposto a ver histórias sobre a escola e a sua atuação. É um meio de levar conteúdo para o seu público de forma descontraída e informal.

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O Instagram também é uma excelente forma de transformar pais, alunos e professores em embaixadores da sua marca. Ao compartilhar momentos felizes de seus filhos na escola, os pais estão dando visibilidade ao seu trabalho.

Entre os alunos, a estratégia funciona da mesma forma. Se eles compartilham uma foto ou um vídeo sobre experiências positivas relacionadas à escola – e, melhor ainda, utilizam uma hashtag com o nome da escola –, estão multiplicando essa informação com todos os seus seguidores.

Foi por isso que o Sistema Positivo de Ensino ganhou um perfil no Instagram. Agora, você pode acompanhar as publicações com campanhas, fotos de eventos e momentos especiais em escolas conveniadas. E se a sua escola já tem um perfil, pode compartilhar os conteúdos e participar dessa grande rede conectada!

Números do Instagram

1 milhão de usuários por mês

Em 2016, o Instagram ganhou cerca de 1 milhão de usuários por mês no Brasil.

65% acessam todos os dias

Mais da metade dos usuários acessa o aplicativo diariamente.

61% de usuárias mulheres

O público-alvo é formado por mais mulheres, a maior parte entre 18 e 35 anos.

10 dicas para o perfil da sua escola

Imagens

O Instagram é um aplicativo essencialmente visual. Publicar imagens bonitas é fundamental. As imagens não precisam ser produzidas, mas devem ser reais e descontraídas.

Vídeos

É possível publicar vídeos com até 60 segundos. Experimente mostrar um pouco da rotina da escola. Eles podem ser produzidos por alunos e professores, reforçando a ideia de que uma escola é feita por pessoas!

Stories

Essa função permite publicar fotos ou vídeos curtos que desaparecem 24 horas após a publicação. É possível adicionar desenhos, stickers e emojis para decorar. O objetivo é permitir que os usuários compartilhem postagens informais de seu dia a dia.

Textos

A linguagem informal é uma das principais características dessa rede. Escreva os textos como se estivesse contando uma história, de forma leve, divertida e objetiva.

colegiopositivo Hoje foi dia de aprender Matemática contando bolinhas de gude na nossa escola!

#SistemaPositivodeEnsino #EnsinoPositivo

Hashtags

O “jogo da velha”, representado pela forma #, ganhou notoriedade com as redes sociais. Conhecido como hashtag, o símbolo é utilizado para identificar o tema de um conteúdo que está sendo compartilhado. Por exemplo, se a sua escola postar uma foto de uma atividade realizada no Dia das Crianças, ao usar #DiadasCrianças, o conteúdo é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa desse tópico. Ou seja, a hashtag faz com que o conteúdo do seu post seja acessível aos usuários com interesses semelhantes, mesmo que não sejam seguidores. Crie uma # com o nome da sua instituição e utilize sempre #EnsinoPositivo e #SistemaPositivodeEnsino para conectar-se com outras conveniadas e mostrar que a sua escola faz parte de uma grande rede. Isso também ajuda a sua instituição a ser encontrada por quem estiver buscando o nosso sistema.

Frequência

Ao decidir fazer um perfil, é importante ter uma frequência de postagens. Publicar por um tempo e não manter o perfil atualizado passa a sensação de abandono.

Quem seguir

Quando você começa a seguir um perfil, é possível que ele passe a ser seu seguidor também. Formadores de opinião, empresários, bibliotecas, personalidades da imprensa, centros esportivos, museus e outros perfis que têm relação com a escola podem ajudar a criar uma audiência relevante.

Crie estratégias de conteúdo

Crie atividades que possam gerar conteúdo. Exemplo: convidar alunos e professores para postarem momentos especiais de um evento escolar. Mas lembre-se: o uso do celular e da rede social não pode interferir nas atividades pedagógicas.

Compartilhe publicações de parceiros

Compartilhar as publicações do Sistema Positivo de Ensino ou de outros parceiros no perfil da sua escola é uma forma de fortalecer parcerias importantes. Por exemplo, se o SPE postar uma homenagem ao Dia do Professor, esse mesmo conteúdo pode ser usado por sua escola. Para fazer isso, você pode baixar aplicativos gratuitos, como o Repost for Instagram, que é muito simples de usar.

Cuidado

Certifique-se de que sua escola tem autorização de uso de imagem de alunos, pais e funcionários. Você encontra o documento no site de Gestão Escolar, na área jurídica, aba “Sugestões de documentos”.

Como criar o perfil da sua escola

Contato

Para fazer uma conta no Instagram pelo computador, acesse: <www.instagram.com>

Nome de usuário

Preencha as informações do cadastro inserindo um número de celular ou e-mail, nome da instituição, nome de usuário (nome da escola) e senha. Atenção: o perfil ficará registrado como www.instagram.com/nomedeusuariodaescola

Imagem

Para incluir uma imagem para representar a sua escola, clique em “adicionar uma foto do perfil” e selecione, de preferência, a logomarca da instituição.

Bio

Clique em “editar perfil” para inserir o site da sua escola e descrevê-la em até 150 caracteres. Essa área é conhecida como “bio” – de biografia.

Dica

Você pode criar uma conta no Instagram diretamente pelo celular. Para isso, basta baixar o aplicativo na App Store ou na Google Play Store e seguir o passo a passo.