O empreendedorismo social na escola foi incluído em 2019 pelo Ministério da Educação (MEC) como um dos quatro eixos estruturantes dos Itinerários Formativos (IF), uma das novidades que norteiam o novo currículo do Ensino Médio.
Aliada à investigação científica, aos processos criativos, à mediação e à intervenção sociocultural, a iniciativa tem por objetivo transformar os estudantes em jovens protagonistas. O objetivo é incentivá-los a gerar impacto social por meio de atividades empreendedoras.
Na prática, isso significa que, com a implementação do empreendedorismo no currículo do Novo Ensino Médio nas escolas, os alunos terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades sobre o cenário profissional e a gestão de empreendimentos. Além de aprender a criar projetos e soluções para conflitos, questões e problemas socioculturais e ambientais identificados em suas comunidades.
Entendendo o empreendedorismo social
Antes de mais nada, é importante lembrar o real significado de empreendedorismo social e no que ele se diferencia do empreendedorismo clássico.
Para isso, vale ressaltar que o primeiro prioriza constantemente a busca por soluções que objetivem o bem-estar coletivo. Ele se caracteriza pela criação de produtos, serviços, recursos que tragam a resolução ou, pelo menos, a redução, de demandas e necessidades em áreas como educação, saúde, meio ambiente, alimentação, entre outras.
Dessa forma, quando o empreendedorismo social se aplica na prática, o objetivo principal é utilizar as ações pautadas em inovação e criatividade. O objetivo é gerar transformação nas pessoas e na comunidade em que vivem, ou até mesmo na cidade, país e em todo o planeta.
O empreendedorismo social vai além do empreendedorismo clássico principalmente por não priorizar a sobrevivência financeira do negócio e a obtenção de lucros. Entretanto, ele também pode envolver a geração de recursos, mas que serão distribuídos para que todos vivam com equilíbrio e maior acesso a oportunidades. É a busca pelo equilíbrio entre atividade econômica e finalidade social.
O empreendedorismo social na escola
Como desenvolver de forma positiva a relação entre a educação e o empreendedorismo social? O primeiro aspecto a se observar é a escola como um espaço de desenvolvimento de propostas que tenham como principal objetivo formar estudantes bem preparados e prontos para empreender seus desejos e projetos de vida em prol de mudanças importantes e benéficas para a sociedade.
Para isso, é fundamental que o ambiente escolar proporcione oportunidades para que seus alunos consigam descobrir e reconhecer seu potencial de transformação e na conquista de impactos positivos.
Esse resultado é alcançado quando a escola inclui práticas e atividades inovadoras e quando promove habilidades como altruísmo, empatia e capacidade de resolução de problemas – competências essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos da vida. Além de outras habilidades importantes, como responsabilidade, resiliência, pensamento crítico e científico, senso de propósito e trabalho em equipe.
É importante ressaltar que toda a comunidade precisa estar envolvida, engajada e preparada para a inclusão do empreendedorismo social na escola como uma nova prática do Ensino Médio. Isso envolve gestores, professores, demais colaboradores da escola, mas também alunos, pais e responsáveis.
Empreendedorismo social na prática
Para auxiliar você e sua escola a trabalhar o empreendedorismo social em sala de aula, selecionamos algumas sugestões de atividades que podem tornar o assunto ainda mais atrativo para os alunos. Confira!
1. Identificando problemas e descobrindo soluções
Para ajudar os alunos a compreender o conceito de empreendedorismo social na prática, vale a pena abordar questões e necessidades sociais.
Seja na comunidade em que vivem, no bairro, na cidade ou até mesmo na escola, o importante é criar atividades de pesquisa para que eles consigam identificar o problema de maneira correta para pensar em possíveis soluções.
De situações simples, como a construção de uma horta comunitária próxima à escola, por exemplo, a questões mais complexas, como a falta de segurança ou violência na região onde vivem.
2. Apresentando o resultado da pesquisa
Para compartilhar todo o conteúdo pesquisado pelos alunos sobre as necessidades e questões sociais encontradas, além das soluções propostas, uma boa alternativa é organizar uma semana especial de exposição na escola (que também pode ser realizada virtualmente).
Para incentivar ainda mais a comunicação e divulgação do empreendedorismo social na escola, nada melhor do que abrir a exibição para todos da escola e aos pais. Dessa forma, o envolvimento é maior e pode trazer resultados ainda mais significativos, como o aumento do vínculo entre família e escola.
3. Palestras, encontros e ciclos de debates
Outra maneira de trabalhar o empreendedorismo social em sala é promover eventos em torno do tema. Convidar pessoas que já trabalhem na área e desenvolvam projetos sociais para contar sobre sua trajetória empreendedora contribui com o fortalecimento do assunto entre a comunidade escolar. Além disso, ajuda os alunos a compreender ainda mais sobre seu conceito e práticas.
4. Atividades em equipe
Colaboração, empatia, disciplina, respeito e persistência são habilidades e valores essenciais para projetos sociais. Com dinâmicas em grupo, essas competências não são só incentivadas, mas também fortalecidas. Vale a pena promover essas atividades sempre que possível, mesmo que virtualmente.
5. Práticas de comunicação
A comunicação adequada e assertiva é outra habilidade importante quando o assunto é empreendedorismo social. Para trabalhá-la em sala de aula, uma alternativa é organizar atividades de pesquisa em grupo ou individuais e, seguidas de uma apresentação. Durante a prática, o professor pode trabalhar as técnicas e formas de expressão. Isso também vai ajudar os alunos a aprender a pensar de forma crítica e analítica.
Sua escola na frente com o Sistema Positivo de Ensino
Para tornar a transição dos alunos e professores ao Novo Ensino Médio mais tranquila e eficiente, o Sistema Positivo de Ensino enviou a todas as suas escolas conveniadas os materiais para o 1º ano adaptados às exigências um ano antes de sua vigência, em 2021.
Dentro de cada material, as instituições têm acesso aos seguintes recursos:
- Foco no Enem – volume anual de revisão Enem com questões e resumos, com seções integradas ao material didático, e mais de três mil videoaulas direcionadas para o exame.
- Nova plataforma digital – ferramenta de avaliação simulada com relatórios; livro digital interativo e recursos tecnológicos como Realidade Aumentada e QR Codes.
- Mais avaliações – provas quinzenais e bimestrais, simulados focados no Enem e principais vestibulares e banco de questões, com flexibilidade de uso para o professor.
- Itinerários Formativos – livros Projeto de Vida e Oficina de Texto também fazem parte do material.
Conheça as propostas e diferenciais do Novo Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino.
Gostou de saber mais sobre empreendedorismo social na escola? Para outros conteúdos como este, continue nos acompanhando aqui no blog e em nossas redes sociais: YouTube, Facebook e Instagram. Nós produzimos uma série de lives e vídeos sobre o Novo Ensino Médio, assista!
Leia também: Novo Ensino Médio: como preparar sua escola