A personalização da educação é uma tendência no universo educacional e consiste na utilização de um método que otimiza o ensino, estimulando um maior engajamento por parte dos alunos e potencializando o processo de aprendizado, pois cada estudante aprende em seu próprio ritmo. Nesse sentido, os simulados e avaliações são grandes aliados, pois auxiliam na implementação de práticas pedagógicas específicas para o desenvolvimento individual do aluno.
Ao proporcionar uma experiência aproximada da que os estudantes encontrarão no dia da prova, os simulados também são indispensáveis na preparação dos vestibulandos para obter dados avaliativos sobre desempenho, permitindo que sejam identificados pontos fortes e fracos.
Assim, os simulados e avaliações trazem benefícios tanto para os alunos quanto para as escolas. Confira!
Benefícios dos simulados e avaliações para alunos
Autoconhecimento
Ao ser desafiado com questões parecidas com as do vestibular ou Enem, o aluno percebe quais conteúdos domina e quais precisa estudar mais.
Gerenciamento do tempo
O estudante cria uma noção de como terá que administrar o tempo na prática, podendo descobrir outras formas de otimizar os minutos para não deixar nenhuma questão em branco.
Preparação física e emocional
A resistência física e mental é determinante para os alunos que realizarão uma prova com duração longa. Por isso, testá-la é fundamental para adquirir confiança.
Benefícios dos simulados e avaliações para professores e gestores
Mapeamento de habilidades
Com os dados dos simulados, é possível identificar as habilidades e limitações de cada estudante ou turma, o que é a chave para elaborar um bom plano de estudos personalizado.
Melhora no processo de aprendizagem
Fazer simulados com frequência potencializa o processo de aprendizagem dos alunos, pois contribui na fixação de conteúdos importantes.
Planejamento de ações
A partir da análise dos resultados, a instituição pode adaptar o planejamento pedagógico para que os professores deem atenção especial àquilo que necessita de aprimoramento.
Fazendo simulados e avaliações
Na hora de elaborar:
Todo simulado deve ter um fio condutor que relacione as questões elaboradas a um fim a ser atingido.
Sendo assim, no caso de um simulado do Enem, por exemplo, ao elaborar as questões, é necessário dar cobertura à Matriz de Referência do Enem, abordando uma maior diversidade de competências e habilidades.
Na hora de analisar:
Após cada aplicação de simulado, a escola deve se atentar às informações que refletem o domínio dos estudantes, tanto no campo das competências e habilidades quanto nos conteúdos que ainda apresentam fragilidades, a fim de programar a intervenção pedagógica necessária.
Por isso, não se deve focar apenas nos índices numéricos, mas sim analisar os resultados de forma mais plena, que possibilite ao aluno trabalhar suas fragilidades e melhorar seu desempenho.
Simulados e avaliações do Sistema Positivo de Ensino
Estamos ao lado das escolas parceiras para auxiliá-las na aplicação de recursos avaliativos que enriquecem a aprendizagem dos estudantes e proporcionam resultados positivos. Por isso, oferecemos simulados e avaliações de forma on-line ao longo do ano.
Nosso Simulado Enem tem quatro aplicações anuais e é uma ferramenta que, além das provas, oferece relatórios completos e comparativos. Dessa forma, com a análise desses dados, a equipe pedagógica da escola pode propor intervenções, como realização de grupos de estudo, revisões e momentos individuais com os alunos.
Benefícios do nosso Simulado Enem:
- Mesmo conteúdo e metodologia de correção do Enem.
- Comentários das questões e vídeos de resolução.
- Relatórios de desempenho por aluno: pontos fortes e a desenvolver.
- Relatórios com as estatísticas das questões.
- Dashboard completo: panorama da escola e por área de conhecimento. Visualização por turma e resultados individuais.
Gostou de saber mais sobre a importância dos simulados e avaliações? Para outros conteúdos como este, continue nos acompanhando aqui no blog e em nossas redes sociais: YouTube, Facebook e Instagram.