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Tudo que você precisa saber sobre Educação Humanizada

10 maio 2024 | Educação Humanizada

A Educação Humanizada é mais do que uma metodologia de ensino, é uma filosofia que coloca o aluno no centro do processo educativo, valorizando sua individualidade e promovendo sua formação integral. Com a implementação efetiva dessa abordagem, podemos transformar as escolas em espaços mais inclusivos, democráticos e preparados para os desafios do século XXI.

Na busca por uma abordagem educacional mais inclusiva e centrada no aluno, surge o conceito de Educação Humanizada. Neste artigo, exploraremos amplamente todos os aspectos que envolvem essa prática educativa inovadora, desde sua definição até sua implementação efetiva nas instituições de ensino.

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O que é Educação Humanizada?

A Educação Humanizada é uma abordagem que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, valorizando-o como pessoa integral, com suas singularidades, necessidades e potenciais.

Essa abordagem enfatiza a importância das relações interpessoais positivas, do respeito à diversidade, da autonomia do aluno e do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas.

Tem como objetivo principal, preparar os alunos não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para uma vida plena e significativa, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e comprometidos com o bem-estar coletivo.

Quais as características da Educação Humanizada?

Uma escola humanizada se caracteriza por ser um ambiente acolhedor, inclusivo e participativo, onde o aluno é visto como sujeito ativo do seu próprio aprendizado. Nesse contexto, destacam-se:

  • Abordagem centrada no aluno: A Educação Humanizada valoriza o aluno como sujeito ativo do seu próprio aprendizado, levando em consideração suas necessidades individuais, interesses e ritmos de aprendizagem.
  • Valorização da diversidade: Reconhece e respeita a diversidade presente na comunidade escolar, seja ela étnica, cultural, socioeconômica, de gênero ou de habilidades.
  • Desenvolvimento socioemocional: Foca no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, como empatia, resiliência, autoconhecimento, autorregulação emocional e habilidades de comunicação.
  • Autonomia e protagonismo do aluno: Estimula a autonomia e a capacidade dos alunos de tomar decisões, resolver problemas e assumir responsabilidades pelo seu próprio aprendizado, promovendo o protagonismo e a autodeterminação.
  • Relações interpessoais positivas: Fomenta o cultivo de relações baseadas no respeito, na cooperação, na empatia e na solidariedade entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.
  • Contextualização e interdisciplinaridade: Conecta os conteúdos curriculares com a realidade dos alunos e com outras áreas do conhecimento, tornando o aprendizado mais significativo e relevante para suas vidas.
  • Ética e cidadania: Promove valores éticos, morais e democráticos, incentivando os alunos a agir de forma responsável, justa e solidária em suas relações com o outro e com o mundo.

Essas características visam criar um ambiente educacional mais humano, democrático e inclusivo, que contribua para o desenvolvimento integral dos alunos.

foto representando uma educação humanizada

Por que a Educação deve ser Humanizada?

A Educação deve ser humanizada porque reconhece a importância fundamental do ser humano no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Em uma abordagem humanizada, não se trata apenas do desenvolvimento intelectual, mas também do emocional, social e moral dos alunos, promovendo uma formação mais completa e equilibrada.

Cada aluno é único, com suas próprias habilidades, interesses, experiências e necessidades. A Educação Humanizada reconhece e valoriza essa individualidade, adaptando o processo de ensino-aprendizagem para atender às diferentes características e ritmos de aprendizagem de cada aluno.

Estudos demonstram que a Educação Humanizada contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo o seu bem-estar emocional, social e acadêmico.

Wallon (1195 apud, Ferreira e Régnier 2010) demonstra que a concepção psicogenética dialética do desenvolvimento apresenta uma grande contribuição para a compreensão do humano como pessoa integral, ajudando na superação da clássica divisão mente/corpo presente na cultura ocidental e dos seus múltiplos desdobramentos. Também engloba em um movimento dialético a afetividade, a cognição e os níveis biológicos e socioculturais e traz contribuições para o processo ensino-aprendizagem.

Wallon ressalta ainda a valorização da relação professor-aluno e a escola como elementos fundamentais no processo de desenvolvimento da pessoa completa.

foto representando uma educação humanizada

Uma abordagem humanizada promove um ambiente escolar inclusivo, que acolhe e respeita a diversidade de experiências, culturas, identidades e habilidades dos alunos. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos têm oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento.

Segundo Freire (2002 apud Santos, 2020), a humanização desempenha um papel crucial na vida diária, sendo essencial para o estabelecimento de relações de diálogo e encontro amoroso entre as pessoas. É por meio desse processo de humanização que vidas, ideias e personalidades podem ser transformadas, moldando o ser humano, originalmente uma pedra bruta, em uma forma completamente lapidada. Essa transformação ocorre em grande parte através do processo educacional.

Ao priorizar o bem-estar emocional e social dos alunos, a Educação Humanizada contribui para a promoção da saúde mental e para a redução do estresse e da ansiedade relacionados à escola. Isso cria um ambiente mais acolhedor e positivo para o aprendizado e fortalece as relações interpessoais na comunidade escolar.

Quais os benefícios da Educação Humanizada?

A Educação Humanizada traz uma série de benefícios significativos para alunos, educadores e para a sociedade como um todo. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

Desenvolvimento integral dos alunos

A Educação Humanizada promove o desenvolvimento integral dos alunos, considerando não apenas o aspecto intelectual, mas também o emocional, social e moral. Isso resulta em alunos mais equilibrados e preparados para enfrentar os desafios da vida.

Melhoria do desempenho acadêmico

Ao criar um ambiente de aprendizagem mais acolhedor, inclusivo e motivador, a Educação Humanizada contribui para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, aumentando sua motivação, engajamento e interesse pelo aprendizado.

Promoção da inclusão e diversidade

A abordagem humanizada valoriza a diversidade presente na comunidade escolar, promovendo um ambiente inclusivo onde todos os alunos se sintam respeitados, valorizados e representados.

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Foca no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, colaboração, resolução de problemas e pensamento crítico, que são essenciais para o sucesso pessoal e profissional dos alunos.

Preparação para a vida em sociedade

Ao estimular o protagonismo dos alunos e promover valores éticos e cidadãos, a Educação Humanizada prepara os alunos para uma participação ativa e responsável na sociedade, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com o bem comum.

Redução da evasão escolar

Um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo, aliado ao desenvolvimento de um vínculo positivo entre alunos e educadores, contribui para a redução da evasão escolar e para o aumento da permanência dos alunos na escola.

foto representando uma educação humanizada

Como Implementar a Educação Humanizada?

Implementar a Educação Humanizada requer um compromisso coletivo por parte de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores, alunos e famílias. Aqui estão algumas estratégias e práticas que podem ser adotadas para ajudar na implementação:

  • Formação continuada dos professores: Promover programas de formação continuada para os professores, capacitando-os para adotar práticas pedagógicas mais inclusivas, participativas e centradas no aluno.
  • Planejamento curricular flexível: Desenvolver um currículo flexível que permita a adaptação dos conteúdos e metodologias de ensino às necessidades, interesses e ritmos de aprendizagem dos alunos.
  • Promoção da participação dos alunos: Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, estimulando o diálogo, a colaboração e o protagonismo dos alunos em sua própria educação.
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: Integrar atividades e projetos que promovam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, resiliência, autoconhecimento e habilidades de comunicação.
  • Valorização da diversidade: Criar um ambiente escolar inclusivo que valorize e respeite a diversidade presente na comunidade escolar, promovendo a igualdade de oportunidades para todos os alunos.
  • Fomento de relações interpessoais positivas: Estimular o cultivo de relações interpessoais positivas entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar, baseadas no respeito, na cooperação e na solidariedade.
  • Avaliação formativa e contínua: Adotar práticas de avaliação formativa e contínua que valorizem o processo de aprendizagem, oferecendo feedbacks construtivos e oportunidades de reflexão e autoavaliação para os alunos.
  • Parceria com as famílias: Estabelecer uma parceria colaborativa com as famílias dos alunos, envolvendo-as no processo educativo e valorizando suas contribuições para o desenvolvimento dos alunos.
  • Infraestrutura e recursos adequados: Garantir que a escola conte com uma infraestrutura física e tecnológica adequada, bem como com recursos pedagógicos e materiais didáticos diversificados, que atendam às necessidades dos alunos e promovam uma experiência de aprendizagem enriquecedora.
  • Criação de espaços de diálogo e participação: Criar espaços de diálogo e participação democrática na escola, onde alunos, professores, gestores e famílias possam compartilhar ideias, opiniões e sugestões para o aprimoramento do ambiente escolar e do processo educativo.

foto representando uma educação humanizada

Para implementar a Educação Humanizada, é fundamental contar com apoio e recursos adequados. O Sistema Positivo de Ensino oferece diversas soluções e ferramentas para apoiar as escolas nesse processo:

Assessoria e formação sob demanda, personalizada para as necessidades específicas das escolas.

A Assessoria e Formação sob demanda é um serviço oferecido por profissionais especializados para atender às necessidades específicas das escolas em relação à formação continuada de professores e gestores, contribuindo para o aprimoramento contínuo de suas práticas pedagógicas e para a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos alunos.

Formação EAD, com cursos sobre temas relevantes como TEA, TDAH, Autismo, entre outros.

Consiste em cursos online sobre temas relevantes na área educacional, tais como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Autismo, entre outros.

Esses cursos são desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aos educadores conhecimentos teóricos e práticos que os capacitem a compreender e atender às necessidades dos alunos e a modalidade EAD permite que os participantes acessem o conteúdo de forma flexível, conforme sua disponibilidade de tempo e localização geográfica.

Materiais didáticos adaptados, com recursos para atender às necessidades de alunos com deficiências visuais e de aprendizagem.

Nossos materiais adaptados incluem ajustes como fontes ampliadas, cores de alto contraste e formatos digitais acessíveis. Também podem conter elementos táteis, áudio descrições e Braille. Esses materiais promovem a inclusão e facilitam a participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Além disso temos, um Manual de Representatividade que assegura a diversidade nos símbolos, imagens e elementos visuais utilizados nos materiais educacionais, garantindo uma representação inclusiva de todas as crianças, abrangendo suas diversidades étnicas, culturais e identitárias no contexto brasileiro.

Para assegurar cada vez mais a inclusão e humanização da educação, o Sistema Positivo de Ensino agrega continuamente, novas tecnologias, metodologias e técnicas atualizadas. Por isso, somos pioneiros na utilização do padrão internacional de redundância no uso de cores, o ColorADD.

Trata-se de uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite ao daltónico identificar as cores, com um infinito espectro de utilização em empresas/entidades sempre que a cor seja um fator de identificação, orientação ou escolha.

Conclusão

A Educação Humanizada é mais do que uma metodologia de ensino, é uma filosofia que coloca o aluno no centro do processo educativo, valorizando sua individualidade e promovendo sua formação integral. Com a implementação efetiva dessa abordagem, podemos transformar as escolas em espaços mais inclusivos, democráticos e preparados para os desafios do século XXI.

Esteja ao lado do Sistema Positivo de Ensino nessa jornada de transformação educacional! Só quem tem 45 anos de história, pode ajudar a transformar o mundo, através da educação!

Estamos lado a lado com escolas de todo o Brasil na grande missão de preparar alunos para o mundo. Com metodologia que funciona, criatividade, inovação e suporte tecnológico, oferecemos materiais envolventes e de qualidade, com atualização anual de conteúdos e soluções integradas.

 

Seja uma conveniada e faça parte dessa revolução na educação!

 

REFERÊNCIAS

FERREIRA, Aurino Lima  E RÉGNIER, Nadja Maria Acioly. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/9jbsbrcX4GygcRr3BDF98GL. Acesso em: 27/04/2024.

SANTOS, Bruno Freitas. Educação como processo de humanização: Educação freireana. 2020. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/1122/1254 . Acesso em: 29/04/2024.