Voltar

Dicionário das finanças: o que significa cada termo?

26 junho 2020 | Financeiro

Dicionário das finanças: o que significa cada termo?

Quem não está habituado a lidar com finanças pode se confundir com algumas palavras. Por isso, hoje trouxemos um pequeno glossário para explicar a você, gestor, o que significam alguns dos principais termos necessários para entender e auxiliar o departamento financeiro da sua escola da melhor forma. Confira!

Receita

A grosso modo, tudo aquilo que gera um valor recebível compõe a receita. No caso das escolas, a parte principal da receita está nas parcelas da anuidade (“mensalidades”) dos serviços educacionais, por exemplo.

A receita é o valor bruto do faturamento, recebido ou não, ou seja, ainda não estão descontados os custos, impostos, bolsas/descontos e despesas fixas da escola.

ROI

O termo ROI é originário da expressão em inglês Return over investment, que, traduzida para o português, significa Retorno sobre investimento. Trata-se de um indicador que permite às escolas saberem quanto dinheiro está ganhando (ou perdendo) com o investimento. Isso inclui todas as ações que visam algum lucro futuro, como campanhas de marketing, capacitações e treinamentos, aquisição de materiais, reformas, etc.

Também chamado taxa de retornotaxa de lucro ou simplesmente retorno, é a relação entre a quantidade de dinheiro resultante de um investimento e a quantidade de dinheiro investido. Noutras palavras, quanto gerou de retorno cada real investido.

Capital

No universo financeiro, capital é um bem econômico que pode ser utilizado para produzir outros bens ou serviços. Em outras palavras, o capital é a sua escola e o dinheiro que você dispões para mantê-la funcionando e gerar lucros.

Ponto de Equilíbrio Econômico

O Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) é aquele em que as receitas totais de uma empresa são iguais aos seus custos. Porém, para calcular esse índice, é preciso considerar os custos fixos e variáveis, pois afinal há os gastos operacionais e o lucro que se deseja obter. Então, a fórmula para fazer o cálculo do PEE é a seguinte:

PEE = (custos fixos + lucro desejado) / margem de contribuição

Margem de contribuição

Também chamada de lucro bruto ou ganho bruto, a margem de contribuição é um indicador que mostra o quanto sobra da sua receita após o pagamento das despesas e custos variáveis. Assim, calculá-la é bem simples: basta subtrair da receita o valor gasto para cobrir custos e despesas variáveis (MC = Receita Bruta – (Custos + Despesas Variáveis).

Despesas operacionais

O que a sua escola precisa e o quanto gasta para funcionar? Essa é a pergunta que você deve fazer para entender suas despesas operacionais, pois, como o nome indica, elas dizem respeito ao custo necessário para se operar. Ou seja, nela estão inclusas os salários dos colaboradores, gastos com materiais, aluguel, manutenção, marketing, seguros, impostos, etc.

Lucro e superávit

Por mais que sejam parecidos, posto que ambos indicam algo positivo, superávit e lucro são conceitos diferentes. O primeiro acontece quando há mais entradas do que saídas do caixa, dentro de um determinado período. Já o segundo é aquilo que se tem quando a sua receita é maior do que todas as suas despesas. Nesse sentido, você pode ter um prejuízo no resultado, porém um superávit no caixa.

Quer ler mais assuntos como esse? Assine nossa newsletter