Você sabia que no dia 27 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Livro Didático? Pois é, esse recurso didático que acompanha a rotina das escolas tem um dia só dele!
Para prestigiar a data, Fabrício Cortezi de Abreu Moura, diretor de conteúdo do Sistema Positivo de Ensino, conversou com a gente sobre a importância da data, o papel do livro didático na escola contemporânea e como ele se relaciona com as tendências na educação. Vale a pena conferir!
A importância do Dia Nacional do Livro Didático
O Dia Nacional do Livro Didático tem como objetivo fazer com que paremos, mesmo que apenas por um momento, para ressaltar e celebrar a importância desse material no contexto educacional.
Afinal, “é por meio da parceria entre livros didáticos e professores que conseguimos a evolução constante enquanto sociedade”, afirma Cortezi.
Isso acontece porque o livro didático é um facilitador do processo de aprendizagem. Ele funciona como fio condutor de aulas há séculos e é de extrema importância, já que entrega conteúdos muito específicos para os alunos.
Vale destacar que o livro didático pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, independentemente das dificuldades de conexão ou acesso às tecnologias. Portanto, continuará sendo importante por um bom tempo no processo educacional.
O papel do livro didático na atualidade
Apesar de recursos como livros digitais, acesso à internet, realidade aumentada, entre outros estarem disponíveis no processo de aprendizagem, o livro didático ainda se garante como o maior portador de conteúdo no processo de aprendizagem.
Isso porque, segundo Fabrício, é “por meio dele que conseguimos levar o conteúdo curado, com linguagem e estrutura ideais para cada faixa etária”.
Além disso, o livro didático não impede que recursos cada vez mais relevantes para o processo de ensino entrem em ação. Pelo contrário, é preciso reforçar que o livro didático é a porta de entrada para novas tecnologias, especialmente quando o assunto é Ensino Híbrido.
A evolução do livro didático
É interessante perceber que o livro evoluiu tanto quanto as outras tecnologias. Seja em seu conteúdo ou mesmo em sua forma: é a qualidade do papel que melhora, é a impressão cada vez mais definida, capas cada vez mais leves e resistentes, e por aí vai.
Para o diretor, “a evolução do processamento gráfico também nos ajuda a rechear com imagens de melhor qualidade, autorais ou não, de maneira que cada livro é muito particular”.
Diferenciais do livro didático do Sistema Positivo de Ensino
O Sistema Positivo de Ensino preza pela qualidade do livro didático recebido por todas as escolas conveniadas no início do ano letivo. E, ao falar sobre o Dia Nacional do Livro Didático, nada mais justo do que comentar também sobre os diferenciais do nosso material.
Um deles é justamente “a qualidade gráfica do material impresso e o alto rigor com que esse conteúdo é produzido”. Fabrício conta ainda que existe um time inteiro dedicado apenas ao conteúdo e à revisão, prezando pela educação de qualidade para os alunos das conveniadas
Mateiras atualizados e contextualizados
O mundo muda constantemente, e o Sistema Positivo de Ensino, atento às transformações, não fica para trás. Confira atualizações que os nossos materiais tiveram para um ano letivo de 2021 ainda mais completo.
O professor participa da construção
Além disso, o conteúdo também passa por leituras críticas de professores de escolas conveniadas ao nosso sistema de ensino. Esse processo, além de fazer com que o conteúdo recebido seja impecável, também aproxima a produção daqueles que fazem, efetivamente, o uso do material didático.
Outro destaque do livro didático do Sistema Positivo de Ensino é a utilização de ferramentas digitais alinhadas ao livro físico. Isso é essencial, pois, para Fabrício, “os livros digitais amplificam a experiência de leitura e interação com o livro didático”.
Em síntese, “o livro físico continua sendo o grande fio condutor da jornada de aprendizado, mas, dentro do Sistema Positivo de Ensino, ele passa a fazer parte de um grande ecossistema”, finaliza Cortezi.
Para mais informações e novidades do universo educacional, continue aqui no blog ou nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.
Continue lendo: Tendências na educação para 2021