Conteúdos disponíveis nos maiores tocadores contribuem para ampliação do repertório cultural e conquista de bons resultados
Estudar para uma avaliação como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o vestibular é uma tarefa que exige disciplina e concentração. Além dos cadernos e livros, alguns conteúdos disponíveis na internet podem contribuir para que essa preparação seja menos estressante, ao mesmo tempo que ampliam o repertório cultural necessário – tanto para a redação, quanto para o restante da prova. Um bom exemplo são os podcasts.
O Brasil é, hoje, o terceiro país que mais ouve podcasts em todo o mundo, atrás apenas da Suécia e da Irlanda. Os dados são de um levantamento da CupomValido.com.br com base em informações do Ibope e da Statista. Ao todo, o país tem mais de 30 milhões de ouvintes. O levantamento aponta ainda que, nos últimos 12 meses, mais de 40% dos brasileiros ouviram podcast ao menos uma vez. O professor de História e coordenador editorial do Sistema Positivo de Ensino, Norton Frehse Nicolazzi Jr., explica que esses conteúdos são importantes porque os assuntos são variados, como devem ser os conhecimentos de quem quer garantir bons resultados no Enem. “Muitos conteúdos produzidos como entretenimento são excelentes para aumentar nossa compreensão do mundo e trazer repertório”, ressalta. O especialista selecionou dez podcasts com potencial para quem quer aproveitar o tempo livre para continuar estudando.
O nome já deixa claro que esse é um podcast sobre assuntos que podem ser assunto de prova. O pulo do gato é que essa prova não precisa ser, necessariamente, uma avaliação escolar ou um teste como o Enem. Apresentado pela professora de Geografia e assessora do Sistema Positivo de Ensino Rafaela Dalbem, “Cai na prova?!” é “um podcast debochado sobre educação, Geografia e cultura (muito) popular”. Os episódios têm duração que varia de acordo com o tema do dia.
História, sim, mas também cultura pop, literatura, cinema, música, esportes e o que mais for interessante e render bons debates. Essa é a proposta do Bodecast, apresentado pelo professor de História André “Bode” Marcos Silva, do Colégio Positivo.
Verborragia – Filosofia, cultura e arte em fast-forward
Embora não seja atualizado há algum tempo, o Verborragia é um espaço que fala sobre um pouco de tudo, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento crítico. “Vamos tentar pensar juntos – às vezes num jorro de palavras quase aleatórias, saídas diretamente do coração, às vezes através da poesia e da literatura – nos paradigmas da humanidade”, diz a descrição. Os episódios têm sempre pouco mais de dez minutos de duração, perfeitos para quem gosta de ter algo para ouvir a caminho da escola ou do cursinho, por exemplo.
Do “Descobrimento de Pero Vaz de Caminha” ao “Natal dos Piratas em Santos”, passando pela “Gripe Espanhola”, o podcast Buenas Ideias, apresentado pelo jornalista Eduardo Bueno, trata sobre vários períodos, episódios e curiosidades da história brasileira. O programa é derivado do canal Buenas Ideias, mantido por Bueno no YouTube e que conta com mais de 1,2 milhão de assinantes.
Com apenas dez episódios, o Café História contribui de forma significativa para a compreensão de alguns aspectos importantes da história mundial. Além dos apresentadores, o podcast sempre recebe especialistas no tema do dia, o que torna a conversa ainda mais enriquecedora.
Produzido e apresentado pelos historiadores Evandro Machado, Vicente Schneider e Rodrigo Fuser, o programa une as questões que caem no Exame Nacional do Ensino Médio a assuntos da atualidade, tudo polvilhado com muito bom humor.
Essa é uma produção própria do Spotify que tem na apresentação Tati Bernardi, Thiago Amparo e Vera Iaconelli. O nome é inspirado em uma música de Caetano Veloso que, há mais de 50 anos, já questionava “quem lê tanta notícia?”. Então, se a ideia é focar no que realmente importa, esse podcast debate acontecimentos do Brasil e do mundo.
Produzido pelo Curso Positivo, o Atualizando é publicado a cada 15 dias e se debruça sobre assuntos diversificados como a crise de fertilizantes, consequência da guerra da Rússia contra a Ucrânia, e a política do cancelamento.
Não é de hoje que as histórias em quadrinhos (HQs) influenciam e são influenciadas pela cultura e pelos acontecimentos históricos mundiais. “Confins do Universo” é um podcast do site Universo HQ e fala sobre temas relacionados ao mundo dos quadrinhos, mas também sobre televisão, cinema e cultura pop.
Para quem quer se aprofundar nos conhecimentos sobre Arte, o Pode Arte é uma boa pedida. Apresentado por Tanise Carrali, o programa “fala sobre arte em suas diversas linguagens”. cada episódio fala sobre a história e o trabalho de um artista diferente.
Ficou com alguma dúvida? Fale com o seu consultor pedagógico ou entre em contato por meio das nossas páginas no Instagram, Facebook e no YouTube.
Para saber mais sobre outros temas do universo educacional, continue acompanhando o Sistema Positivo de Ensino aqui no blog.