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Depois do Novo Ensino Médio, vem aí o Novo Enem. Entenda o que muda.

28 março 2022 | Dicas

Por: Milena Lima

Nos últimos dias, o Exame Nacional do Ensino Médio tem sido o assunto do momento quando o tema é educação. No dia 14 de março, o Conselho Nacional de Educação (CNE) comunicou as mudanças que devem acontecer no exame a partir de 2024 e, logo depois, no dia 17 de março, o Ministério da Educação fez seu primeiro pronunciamento sobre o Novo Enem. Essas mudanças são fundamentais porque alinham o Novo Enem ao Novo Ensino Médio.

Ao longo do tempo, o Enem foi perdendo sua essência. Anteriormente, em razão de seu formato, muitos adultos tinham interesse em fazer a prova para concluir o Ensino Médio e ingressar na universidade. Há cerca de 15 anos, o exame valorizava mais o pensamento crítico e a interpretação, mas, nos últimos anos, passou a ser mais conteudista e parecido com os vestibulares tradicionais. No Novo Enem, há a expectativa de que a avaliação passe a ser mais próxima de provas como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), ou seja, mais contextualizada e interdisciplinar e menos conteudista.

Isso demonstra um olhar diferenciado das áreas do conhecimento. Além disso, haverá mais possibilidade de escolha por parte dos alunos, exercitando muito mais o protagonismo juvenil, e espaço de expressão.

Pensando nessas mudanças previstas e que ainda veremos e ouviremos muito sobre esse assunto, confira o que já sabemos que há em comum entre o atual e o Novo Enem:

  • O Enem continuará sendo a principal forma de entrada nas universidades.
  • Continuará tendo um olhar direcionado às competências e habilidades dos estudantes.
  • Contará com a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Atualmente, a prova é dividida em itens fáceis, médios e difíceis, o que vale mais para questões objetivas. Porém, o novo formato exigirá uma nova abordagem para implementação de questões discursivas.

Afinal, quais são as principais mudanças do Novo Enem?

Como é:

Atualmente, o Enem conta com duas etapas com 45 questões para cada área, além de uma redação, o único texto discursivo de todo o processo. No primeiro dia, são trabalhadas as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e uma Redação; no segundo dia, as áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Todos os alunos devem participar dos dois dias de provas.

Como será:

Continuará contando com duas etapas, divididas em dois dias diferentes. Confira a seguir como se dará a organização das duas etapas.

Primeira etapa – obrigatória para todos os estudantes

  • Será cobrada a Formação Geral Básica (FGB), tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seguindo o formato do Novo Ensino Médio.
  • Terá um olhar mais contextualizado e interdisciplinar, com foco nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
  • A disciplina de Língua Inglesa deixará de ser cobrada à parte, passando a ser integrada com outras áreas do conhecimento.
  • Questões construídas, ou questões discursivas, somarão 25% da prova, devendo incluir outros gêneros textuais além da redação.

*Obs.: O Sistema Positivo de Ensino sai na frente por contemplar no Ensino Médio para todos os alunos o Itinerário Formativo de Oficina de textos, em que visa auxiliar o aluno nessa preparação para a produção de diversos gêneros textuais.

Segunda etapa

  • O conteúdo será destinado aos Itinerários Formativos, respeitando essa nova organização do Novo Ensino Médio. Diferentemente da FGB, que tem como diretriz a BNCC, o que rege essa etapa são os Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos. Neles estão contidas as habilidades cobradas nessa etapa.
  • O aluno poderá escolher duas áreas de acordo com a graduação que deseja cursar. As quatro combinações possíveis de escolha serão: Matemática e Ciências da Natureza; Matemática e Ciências Humanas; Ciências Humanas e Ciências da Natureza; Linguagens e Ciências Humanas.
  • As universidades determinarão de que bloco os cursos que ofertam farão parte. Ou seja, a universidade poderá determinar que, para o curso de Medicina, será cobrado o bloco de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, por exemplo.
  • As universidades também poderão determinar o “peso”, ou seja, a ponderação da etapa dos Itinerários Formativos e, ainda, como será composta a nota em cada curso. No exemplo citado acima, a nota de Ciências da Natureza poderá ter peso maior que a de Ciências Humanas e Sociais, por exemplo.
  • A segunda etapa deve contemplar questões construídas e abertas.

*Obs.: As habilidades para a prova de Itinerários serão organizadas por eixos – Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. Na primeira parte da prova, será cobrado somente o eixo Investigação Científica, o que demonstra que terá um peso diferente dos demais, em uma valorização do saber prático e aplicado. Na segunda parte, o tema será Projetos e Processos de Intervenção Social, que reunirá os demais eixos (Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo). Outro ponto a se observar é que o aluno que cursar ensino técnico poderá bonificar até a nota máxima da segunda etapa. Ainda há muitas discussões e incertezas sobre a divisão dos blocos; conforme as matrizes forem divulgadas, teremos mais clareza a respeito das orientações.

 

E o que falta para a implementação do Novo Enem?

  • Homologação do Parecer do CNE pelo Ministro da Educação para concretizar as mudanças.
  • Divulgação das matrizes para a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. As informações divulgadas até agora nos dão uma direção, mas o detalhamento da prova e de como os temas serão cobrados deve estar definido nas matrizes.
  • Aguardar a primeira prova em 2024.

Essas mudanças poderão mudar a dinâmica e a cultura escolar, trazendo um novo direcionamento para o Ensino Médio, fazendo com que o aluno aproveite muito mais os conteúdos estudados, que terão mais sentido e significado. Isso fará com que o nível de abstração e de produção dos estudantes se torne cada vez maior e que eles cheguem muito mais preparados nas universidades, melhorando o nível do ensino.

 

Para saber mais sobre o Novo Enem e outros temas do universo educacional, continue acompanhando o Sistema Positivo de Ensino aqui no blog e nas nossas páginas no Instagram, Facebook, LinkedIn e no YouTube.

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