Sistema Positivo de Ensino

Como iniciar a implementação do Novo Ensino Médio?

Implementação do Novo Ensino Médio

Confira algumas dicas práticas de como iniciar a implementação do Novo Ensino Médio na sua escola.

Considerada a maior mudança na Educação nos últimos 20 anos, o Novo Ensino Médio é um desafio para gestores e professores. Entre as mudanças, estão o aumento da carga horária e a entrada dos Itinerários Formativos (IF), uma forma de o aluno se aprofundar em uma área do conhecimento ou desenvolver habilidades no curso técnico e profissional. A implementação, que deve ser realizada até 2022, vai ocorrer progressivamente e se recomenda às escolas que comecem o quanto antes. Mas como iniciar?

Defina seus valores

Com a chegada dos Itinerários Formativos, as escolas deverão formatar seu próprio currículo, de acordo com a sua vocação, estrutura física e capital humano. Vale, nesse momento, repensar sua identidade para ter certeza de que o caminho a ser seguido está de acordo com seus valores. Definir a missão da escola, pensar em que jovem deseja formar e o motivo pelos quais procuram sua instituição são perguntas válidas para ter uma identidade e um rumo mais claros.

Escute a comunidade escolar

A mudança também começa por meio da escuta. Implementar o novo Ensino Médio demanda disposição para lidar com as mudanças e engajar pais, professores e funcionários. É natural que as novidades gerem dúvidas e desconfiança. Portanto, use a comunicação para compartilhar, mas também entender as colocações e anseios que cada um vai trazer.

  • Escute o jovem: Ele quer dizer como é a escola que o ajudará a atingir seu objetivo. Escute os jovens matriculados no Ensino Médio e também aqueles que logo deixarão o Ensino Fundamental. Faça uma escuta qualificada por meio de questionário, de roda de conversa e de projetos especiais, como vídeos, documentários e conferências produzidos pelos próprios alunos.
  • Escute os professores: Como está a relação de confiança entre o professor e o jovem do Ensino Médio? O professor quer participar das decisões da escola? De quais recursos a sua equipe precisa para a implementação das mudanças? E como será a administração do tempo para planejamento das aulas? Perguntas como essas podem ser feitas em círculos de diálogo, debates e palestras com especialistas da área educacional. Por conhecerem a realidade e as necessidades dos alunos, é imprescindível a escuta de professores.
  • Escute a comunidade: Pais, demais funcionários da escola e terceiros também serão impactados pelas mudanças e podem contribuir para melhorias. A escola pode usar seus canais de comunicação para abrir o diálogo, realizar seminários e divulgar materiais produzidos pelos próprios alunos para compartilhar os passos que a escola está dando na implementação do novo Ensino Médio.

Leia a documentação oficial

Precisa esclarecer alguma dúvida? Recorra a fontes confiáveis. É preciso ler a documentação legal e discutir, por meio de grupos de trabalho, antes de começar o processo de implementação. Os textos que orientam sobre o tema. Os documentos estão disponíveis na seção “Marco Legal” do site Novo Ensino Médio, do MEC:

– Lei nº 13.415/2017: Texto base da reforma.

– Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Texto que aprofunda o texto da Lei nº 13.415/2017.

– Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos: Orientações para construir os percursos formativos.

– Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Estabelece a aprendizagem comum a todos os jovens do Ensino Médio.

– Guia de Implementação do Novo Ensino Médio: Orientações para o processo de implementação das mudanças.

Ficou com alguma dúvida em como iniciar a implementação do Novo Ensino Médio? Fale com o seu consultor pedagógico ou entre em contato por meio das nossas páginas no InstagramFacebook e no YouTube.

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