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Carga horária do Novo Ensino Médio: como calcular?

20 abril 2021 | Ensino

Conte com a expertise do Sistema Positivo de Ensino e receba uma orientação quanto a distribuição de aulas na sua escola

Quanto mais nos aproximamos do prazo final para implementação, mais necessidades surgem. A mudança em relação à nova carga horária do Novo Ensino Médio é um dos pontos que pode gerar mais dúvidas entre gestores escolares e professores. Por isso, vamos ajudar você a esclarecer esse assunto e a calcular como será a organização das aulas da sua escola.

Antes de tudo, vamos relembrar quais as principais mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio?

A proposta do Novo Ensino Médio é deixar as escolas com a cara das novas gerações. A ideia é se distanciar do tradicional formato, bastante conteudista, que não contribui como deveria para uma formação mais humana, extremamente necessária para a solução de problemas complexos.

Sendo assim, o novo currículo é composto por partes que se complementam: a Formação Geral Básica, que abrange as competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os Itinerários Formativos, parte flexível da nova proposta que deve possibilitar a autodescoberta do adolescente, incentivando seus gostos pessoais para que ele possa tomar melhores decisões, como a escolha da carreira. Para saber como montar os Itinerários Formativos da sua escola, clique aqui.

Mas e a carga horária, como fica?

A carga horária mínima do Novo Ensino Médio passa a ser maior, mudando de 2.400 horas para pelo menos 3.000 horas. Destas, devem ser 1.800 horas para Formação Geral Básica (60% do currículo) e, no mínimo, 1.200 horas para os Itinerários Formativos (40% do currículo). Para as escolas que começaram a implementação, a exigência é atingir 1.000 horas no ano, distribuídas em 30 aulas semanais de 50 minutos.

Então, o Novo Ensino Médio será integral?

O aumento da carga horária do Novo Ensino Médio não significa, necessariamente, que os alunos terão que passar um período maior na escola. A lei não determina que todas as instituições tenham Ensino Médio integral, então cabe à escola decidir como fazer a distribuição das horas da melhor forma.

Organização do Novo Ensino Médio

Caso um componente curricular esteja “sobrando” na Formação Geral Básica (com limite de 1800 horas), você pode transformá-lo em um Itinerário Formativo, desde que faça uma alteração na proposta: o projeto deve ser mais vivencial do que conteudista.

Calcule agora a carga horária do Novo Ensino Médio na sua escola

Para ajudar a sua escola a organizar a carga horária na implantação do Novo Ensino Médio ainda neste ano letivo, o Sistema Positivo de Ensino disponibiliza uma calculadora que simula a distribuição de aulas, dos Itinerários Formativos e dos componentes curriculares de Formação Geral Básica, de acordo com o formato de hora-aula adotada pela sua instituição de ensino (aulas com 45 ou 50 minutos).

Como está a implementação da carga horária do Novo Ensino Médio na sua escola? Compartilhe suas experiências com a gente no Facebook e no Instagram.

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