Voltar

Como afastar o bullying da sua escola

23 junho 2022 | Ensino

Ações contínuas e consistentes, que envolvem toda a comunidade escolar, são a única maneira de prevenir, combater e afastar o bullying da sua escola!

Bullying

Desde 2016, as instituições de ensino brasileiras são obrigadas por lei (Lei nº 13.185/2016) a promover medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico e combate à violência física ou psicológica no ambiente escolar. Mas nem sempre as escolas conseguem colocar em prática um projeto sistemático e contínuo, que de fato seja eficiente contra o bullying.

Para fazer isso, são necessárias algumas medidas como capacitar professores, realizar campanhas de  promoção ao respeito, oferecer assistência psicológica e orientar os pais. Além disso, para serem realmente eficientes, os projetos e atividades desenvolvidos precisam envolver toda a comunidade escolar. Para ajudar no planejamento dessas ações e garantir que o bullying fique longe da sua escola, reunimos cinco pontos principais que podem ser utilizados como guia.

 

Confira cinco passos para prevenir bullying:

  1. Ação o ano todo

O primeiro ponto para se ter em mente é que será necessário criar um projeto sistemático e contínuo de prevenção envolvendo alunos, pais e educadores. Ações isoladas ou paliativas não são suficientes para evitar a violência e o assédio na escola.

  1. Corrente do bem

Busque incentivar ações que mostrem outras realidades, como campanhas de arrecadação e visitas a instituições. Demonstre aos alunos a importância do seu papel de cidadão e como ele pode devolver para a sociedade um pouco do privilégio que tem.

  1. Atividades em grupo

Promova atividades culturais, esportivas e de lazer em grupo. Ações como essas aproximam as famílias e os alunos, proporcionando a colaboração e o fortalecimento dos laços afetivos.

  1. Capacitação dos alunos

Instrua os próprios alunos para que eles possam detectar quando uma brincadeira passou do limite do respeito. Incentive-os a intervir quando for necessário e pedir ajuda de adultos ao perceberem que não vão resolver a situação.

  1. Cultura da paz

Mostre como a escola trata bem e respeita seus colaboradores, sabe acolher as famílias e trabalha para transformar o mundo por meio da educação. A instituição de ensino deve ser sempre uma referência.

Gostou do conteúdo sobre como afastar o bullying da sua escola? Ficou com alguma dúvida? Fale com o seu consultor pedagógico ou entre em contato por meio das nossas páginas no InstagramFacebook e no YouTube.

Para saber mais sobre outros temas do universo educacional, continue acompanhando o Sistema Positivo de Ensino aqui no blog.