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Como captar alunos com o marketing digital na pandemia?

18 dezembro 2020 | Marketing

Não restam dúvidas que a pandemia de Covid-19 mudou profundamente o comportamento de consumo das pessoas. No segmento de ensino não será diferente e o marketing digital se tornará peça-chave na captação de alunosSe nos debruçarmos sobre algumas das pesquisas sobre o tema, essa mudança fica ainda mais evidente.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), 55% dos brasileiros estão preferindo comprar mais pela web. E de acordo com uma outra pesquisa, feita pela Opinion Box, o tempo gasto pelas pessoas nas redes sociais aumentou em 19%.

Esses dados deixam evidente o quanto é importante para as escolas se posicionarem nos canais digitais e que eles já se tornaram mais do que um meio para construção da marca e relacionamento com o público.

Hoje, esses canais são uma espécie de braço comercial, pois impactam mesmo que indiretamente o faturamento da instituição, uma vez que trazem novos e potenciais clientes.

Continue lendo este post e saiba como otimizar e ser mais assertivo nos canais digitais para captar e fidelizar mais alunos na sua escola.

6 dicas essenciais para captação de alunos com marketing digital

1. Melhore a experiência do seu cliente

Um levantamento da consultoria EY Parthenon, publicado pela Veja Insights, revelou que durante a pandemia os consumidores ampliaram o uso da internet para descobrir novos produtos.

Ao todo, 23% dos entrevistados pela pesquisa têm a web como o principal canal de busca e descoberta de produtos, enquanto outros 15% preferem as redes sociais.

E a internet fica ainda mais relevante quando o objetivo é obter informações mais aprofundadas. Durante a pandemia, 40% dos entrevistados baseiam suas buscas por detalhes sobre produtos na internet

Portanto, é fundamental que seus potenciais clientes, bem como as famílias dos alunos que já fazem parte da sua escola, tenham uma boa experiência em seus canais digitais. A começar pelo site, que deve ter informações claras e objetivas da instituição, além de ter uma navegação fluida e ser responsivo a dispositivos móveis.

E outro ponto importante na experiência do cliente é a prontidão no atendimento. Sempre que alguém entrar em contato pelo site e, principalmente, pelas redes sociais, seja ágil.

O atendimento rápido e de qualidade é ponto fundamental na captação de alunos, pois a sua demora pode abrir uma janela de oportunidade para seus concorrentes.

2. Esteja presente

Antes de mais nada, saiba que estar presente não significa ter um perfil em cada uma das redes sociais disponíveis no mercado. Cada rede social possui maneiras diferentes de propagar o conteúdo e um público específico.

O estudo que mencionamos da Unctad, por exemplo, afirma que as plataformas mais usadas pelas pessoas são WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger. Ou seja, analise seu público, identifique se este dado se aplica à realidade dele e selecione os canais em que a sua escola estará presente.

Além de estar nas redes sociais certas, ser presente tem relação direta com constância, frequência e relevância. É muito importante que os conteúdos do seu site e mídias sociais se comuniquem de fato com as famílias, com postagens recorrentes e mensagens úteis, que façam sentido com o momento. Sempre lembrando que as interações devem ser respondidas com agilidade.

3. Humanize as relações

Números grandiosos na internet se tornaram corriqueiros, tratamos com naturalidade o fato de marcas e influenciadores terem uma audiência com milhões de seguidores. E, diante de números tão astronômicos, é natural também que as pessoas tenham a sensação de serem só mais um usuário na internet.

Por conta disso, um dos maiores esforços do marketing digital é evitar que as interações sejam robotizadas. E isso é essencial para uma escola. O ideal é sempre ouvir o que as famílias têm a dizer, para que a instituição possa compreender suas dores e demandas e possa customizar as respostas.

Em especial no momento que estamos vivendo, mostre que a direção escolar entende o que os clientes têm passado, que a instituição está preparada para receber os filhos deles com segurança. Deixe claro também que estão prontos para encontrar soluções que atendam às expectativas deles.

4. Seja transparente

Não diga algo de que não tenha conhecimento e, principalmente, não faça promessas que não possa cumprir. Vivemos a chamada era do cancelamento e qualquer mensagem que dê margem para interpretações dúbias pode gerar uma crise de imagem.

O momento pede transparência e, por isso, converse com pais e responsáveis sobre as possibilidades e projeções para o retorno das aulas. Fale das incertezas e dos próximos passos que a escola vai tomar e tenha sempre um canal de comunicação aberto.

5. Busque o engajamento e não alcance

A presença em canais digitais é acima de tudo um meio de manter relações duradouras com a comunidade escolar. De nada adianta os perfis e conteúdos atingirem um grande público, se as pessoas não se conectam com as mensagens e interagem com as postagens. 

Quando a escola trabalha com conteúdos mais assertivos, que enfatizam o sentimento de pertencimento da comunidade escolar, os pais, responsáveis, alunos e até funcionários se tornam embaixadores da marca. 

Segundo a pesquisa da EY Parthenon, que mencionamos anteriormente, para 50% dos consumidores brasileiros as avaliações on-line são extremamente importantes na decisão de compra. Entre a geração dos millenials (entre 24 e 39 anos) esse número sobe para 59%.

O engajamento, portanto, é uma das principais métricas no marketing digital para captação de alunos.

6. Trate o marketing digital como parte da sua campanha de matrículas

O marketing digital, apesar de ser muito importante na captação de alunos, é parte de um processo maior, que é a campanha de matrículas. De nada adianta ter uma estratégia digital eficiente, que cumpra todos os requisitos necessários, se a campanha deixa a desejar no ambiente físico.

Muitos dos preceitos que abordamos neste post são válidos para o atendimento off-line. Por isso é importante que todos os funcionários, da direção ao porteiro, estejam cientes da experiência que precisam proporcionar para quem frequenta a escola. 

Pense que neste momento você, provavelmente, já fez o mais difícil: atrair um pai ou responsável até a escola. Dali para frente, cada interação deve ser uma experiência positiva para que o cliente saia da instituição encantado.

As soluções de marketing captação de alunos do Sistema Positivo de Ensino 

Nossas escolas conveniadas contam com uma consultoria personalizada e conteúdos atrativos para sua escola se destacar no ambiente online e aumentar ainda mais seu impacto no mercado. Confira algumas dessas soluções:

Campanha Digital

Sua escola é impulsionada com um enxoval de peças e campanhas desenhadas exclusivamente para a nossa rede, com conceitos fortes e atuais que aumentam a captação de alunos e fortalecem o relacionamento com familiares.

Geomarketing

Esta é uma consultoria que utiliza a geolocalização da escola e cruza diversas informações de bases de dados como o Ministério Público do Trabalho, do IBGE, do Censo Escolar, além de pesquisas de campo.

Com essas informações sua escola conhecerá melhor o contexto em que está inserida, podendo traçar estratégias mais assertivas para captação de alunos.

Consultoria Digital

Esta solução leva às escolas orientações exclusivas, baseadas em uma avaliação da presença digital. A partir disso, a gestão recebe um diagnóstico com informações de mercado e resultados atuais, além de dicas de conteúdo e planejamento.

Parceria com o Melhor Escola

Recentemente, o Sistema Positivo de Ensino firmou uma parceria com os portais Melhor Escola e Quero Bolsa, os maiores marketplaces de escolas de todo o Brasil. Eles têm mais de 7200 escolas parceiras, possuem mais de 14 milhões de acessos por ano e contam com mais de 458 mil vagas sendo divulgadas e preenchidas diariamente. 

Para saber mais sobre as soluções de marketing digital oferecidas pelo Sistema Positivo de Ensino, confira o vídeo abaixo, do Café com Gestor, sobre o tema.


Agora que você já conhece o potencial do marketing digital na captação de alunos e as ferramentas que oferecemos para auxiliar sua escola, entre em contato conosco. Converse com um de nossos consultores e saiba como levar a nova experiência Positivo de aprender para a sua escola.

Para saber mais sobre gestão escolar e as novidades do Sistema Positivo de Ensino, acompanhe nosso blog e nossas páginas no Instagram, no Facebook e no YouTube.

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