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Atividade maker na quarentena: como realizar?

26 junho 2020 | Gestão Escolar

A atividade maker é uma ferramenta de inovação pedagógica que tem ganhado cada vez mais espaço no universo escolar. Nesse conceito, os alunos criam uma relação ativa com o aprendizado e são incentivados a “colocar a mão na massa” para que possam entender o mundo ao seu redor e intervir nele. Mas com a paralisação das aulas por conta da pandemia, muitos professores e gestores passaram a se perguntar: é possível manter essas atividades a distância?

A resposta para essa pergunta é bem simples: sim. Nós, do Sistema Positivo de Ensino, não só acreditamos que é possível manter o movimento maker como o vemos como um ótimo recurso para fortalecer a relação da escola com o aluno e suas famílias. Tanto que trouxemos para dentro do SPE com Você o projeto NAV Digital, uma plataforma digital e aberta a todas as escolas conveniadas, que oferece aulas makers on-line para alunos de todo o Ensino Fundamental realizarem em casa.

E com base nessa experiência, vamos apresentar, neste post, os motivos pelos quais as escolas devem realizar atividades maker na quarentena. Confira!

Quatro bons motivos sua escola ter atividades maker na quarentena

1. Maior engajamento dos alunos

Essas aulas desafiam crianças e jovens a colocar a mão na massa para desenvolver protótipos do zero e direto de suas casas, estimulando seu protagonismo na construção do próprio repertório de conhecimento. Essa proposta acaba despertando a curiosidade e a criatividade. Para realizar as aulas makers do NAV Digital, por exemplo, é sugerida a utilização de materiais simples, adaptáveis e que podem facilmente ser encontrados em casa.

2. Reforça laços a partir do contexto

A atividade maker não promove somente o aprendizado dos alunos. Ela também favorece o desenvolvimento, a autonomia, a empatia, a colaboração e outras competências importantes para a sociedade. Nesse contexto, sua escola vai proporcionar um momento de descontração na quarentena tanto para o aluno quanto para seus pais, o que reforça ainda mais a relação da instituição com a família.

3. Humaniza o ensino a distância

Em nossa experiência com o NAV Digital, os alunos são incentivados a compartilhar as atividades. Ao promover essa interação, percebemos que é possível amenizar o distanciamento social da escola e também entre os próprios alunos. Tem sido uma demanda recorrente dos estudantes e das famílias ter algum tipo de contato com os colegas e professores. Portanto, incentivar atividades “mão na massa” pode ser um ótima alternativa para ampliar essa comunicação.

4. Gera propaganda instantânea

Todas as interações geradas a partir de uma atividade maker podem se tornar ótimos conteúdos para compartilhar nas redes sociais da escola. Ao fazer isso, além de valorizar o esforço dos alunos, você também promoverá os diferenciais da instituição a partir de depoimentos espontâneos, que darão muito mais credibilidade ao marketing.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre cultura maker e como ela pode ser aplicada mesmo neste momento de pandemia, assista à live do SPE com você na qual conversamos sobre como o NAV Digital pode contribuir para as atividades dos alunos do 1º. ao 9º. ano.

E se você quiser ver outras dicas de gestão escolar nesta pandemia, continue aqui em nosso Blog. Você também pode ficar por dentro de todas as novidades do Positivo em nossas páginas no Facebook e no Instagram.