Voltar

Artigo: O verdadeiro significado do Ensino Híbrido

22 fevereiro 2021 | Dicas

A pandemia do novo coronavírus fez o mundo repensar sua lógica de funcionamento. A educação on-line ganhou mais espaço e, para isso, a tecnologia foi essencial. Hoje, além do formato remoto, as escolas e os alunos experimentam uma mescla entre a aprendizagem presencial e virtual. Mas, afinal, qual é o significado do Ensino Híbrido?

O conceito combina momentos presenciais e on-line, que são articulados entre si. Desse modo, o significado do Ensino Híbrido compreende um aprendizado que não é limitado a uma dimensão física ou geográfica. 

Elaboramos um guia completo sobre Ensino Híbrido! Você já leu?

Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação

Segundo Horn e Staker (2015), o significado de Ensino Híbrido pressupõe três aspectos: 

  1. Ensino on-line: baseado na internet aliado com algum mecanismo de controle do próprio estudante sobre o seu processo de ensino e aprendizagem (tempo, ritmo, percurso de estudo). 
  2. Aprendizagem em um local físico supervisionado: o estudante irá aprender fora de casa e sob supervisão de um professor ou supervisor. 
  3. Aprendizagem integrada: ocorre por meio da integração entre o ensino on-line e o presencial, em que as modalidades se complementam para proporcionar uma experiência de formação integrada.

Em resumo, as características mais comuns do Ensino Híbrido são a personalização do ensino e a autonomia do estudante. Dessa forma, para colocar em prática o Ensino Híbrido, é muito importante que todos os recursos utilizados no ambiente escolar contribuam para o protagonismo dos estudantes e a sua aprendizagem ativa.

O papel do professor no Ensino Híbrido

As atualizações com a estratégia do Ensino Híbrido interferem, inegavelmente, nas atribuições da escola e dos professores. Agora, as instituições de ensino têm também a missão de integrar família, alunos e time pedagógico no ambiente digital. 

Enquanto isso, o professor ganhou o papel de designer de aprendizagem. É ele quem direciona o trabalho, detecta o que pode ser aprimorado, planeja as atividades e seleciona o conteúdo de forma estratégica. Tudo isso para trazer uma experiência significativa em sala de aula. 

Na visão do Ensino Híbrido, o professor precisa estar preparado para inspirar o estudante a buscar protagonismo e a participar ativamente. 

O papel do aluno no Ensino Híbrido

Os conceitos e o significado do Ensino Híbrido encorajam o estudante a reconhecer seu papel central no processo da construção do seu conhecimento, respeitando o seu tempo e ritmo de forma personalizada e significativa. É o que se chama, enfim, de protagonismo na educação.

De modo geral, o novo cenário traz um diagnóstico. O que antes podia ser um desafio ou um obstáculo virou, agora, uma possibilidade. Por isso, estudantes e professores estão mais avançados no letramento digital. 

Hoje, já é possível entender que esse é um caminho facilitador importante e, nesse momento, fundamental para esse novo normal: o Ensino Híbrido nas escolas.

Importância da tecnologia na educação

Há tempos está sendo anunciada a necessidade de mudança, que envolve o maior uso da tecnologia na educação. Esse tempo chegou. 

Agora, a escola precisa ficar atenta às novas demandas que o Ensino Híbrido trará. Por exemplo, o olhar cuidadoso ao orientar os estudantes sobre o uso correto, ético e legal das tecnologias, bem como os seus desdobramentos. 

Do mesmo modo, é essencial que as instituições de ensino e seus educadores continuem a repensar suas funções. O foco deste novo formato deve estar sempre em proporcionar projetos conscientes e inovadores, que encorajam o protagonismo dos estudantes.

No Sistema Positivo de Ensino, nossas escolas e nossos professores percebem que podem sempre se reinventar e fazer melhor. Seguimos juntos para atualizar e entregar materiais acessíveis, sempre com o propósito de promover o aprendizado significativo, independentemente do seu formato.

Tecnologia no Sistema Positivo de Ensino

Muitas escolas conveniadas contaram com as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Sistema Positivo de Ensino para vivenciar o ensino remoto. Hoje, elas podem utilizar essas mesmas alternativas para adotar o Ensino Híbrido. São elas:

  • Positivo On: levando para seus estudantes aulas de qualidade de forma segura e prática; 
  • Realidade Aumentada e QRCode;
  • Conteúdos Multimídias;
  • Plano Semanal;
  • Salas Virtuais (Google Meet) para as aulas on-line;
  • PDFs interativos; 
  • Livro Digital;
  • Videoaulas para todos os componentes curriculares;
  • Lives e assessorias;
  • Avaliações personalizadas (Studos): com indicadores para acompanhamento da evolução da aprendizagem dos estudantes. Afinal, não basta apenas ensinar, é preciso assegurar que todos aprendam.

Novidades no Positivo On

Uma das ferramentas mais utilizadas para integrar alunos na jornada de aprendizado, o Positivo On passou por atualizações em 2021. Com isso, administradores, coordenadores, professores, estudantes e família terão ainda mais interatividade, performance e interface intuitiva. As novidades já são pensadas para o Ensino Híbrido, essa nova etapa da escola.

  • Plano Semanal: uma solução para facilitar o planejamento de aulas. Nele, o professor consegue personalizar e distribuir todo o conteúdo do ano letivo em semanas. A ferramenta também apresenta sugestões prévias feitas pelos professores do Sistema Positivo de Ensino. 
  • Avaliações: uma forma de o professor criar provas, simulados e tarefas automáticas e receber o resultado instantaneamente. Além disso, a equipe gestora e os professores também recebem um ranking de desempenho dos alunos, o que ajuda a identificar em quais componentes curriculares é preciso melhorar. 
  • Sala Virtual: nas Salas Virtuais (Google Meet) do Positivo On os professores podem elaborar momentos síncronos com seus alunos utilizando todos os recursos ofertados no ambiente Meet (apresentação, gravação de aula, etc.). 
  • Livro Digital: o novo Livro Digital traz como premissa ser um livro acessível, responsivo e enriquecido com OEDs, podcast, vídeos, totalmente integrado ao livro didático integrado. Além disso, a solução passa a agregar num mesmo local a estante de livros digitais e a de livros PDF e entregar todo esse material de forma ágil e intuitiva. 
  • Comunicações: sabemos que hoje um dos grandes desafios é estabelecer uma comunicação efetiva dentro e fora do ambiente escolar. Pensando nisso, agora a plataforma terá recursos como mensagens, diário de turma e agenda. Todos no ambiente seguro e dinâmico com o qual a escola e os estudantes já estão familiarizados.

Somos parceiros de quem acredita no poder da educação e podemos levar o Ensino Híbrido para a sua escola. Fale com um consultor.

Saiba mais sobre Ensino Híbrido

Preparamos um e-book para explicar melhor o que é o Ensino Híbrido, quais são seus modelos, como aplicá-lo em sua instituição de ensino e como o Sistema Positivo pode auxiliar você nessa tarefa. Baixe agora gratuitamente!

Ensino Hibrido

Quer estar sempre atualizado? Então confira as novidades em nosso blog e em nossas páginas no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Continue lendo

Como colocar o Ensino Híbrido em prática em 2021

O que é Ensino Híbrido e sua importância

  1. Artigo desenvolvido pela equipe do Blog Sistema Positivo de Ensino em parceria com Marileusa Guimarães de Souza, coordenadora pedagógica da Área de Informática Educativa no departamento de Formação e Assessoria de Área na Positivo Soluções Didáticas.
  2. HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015.