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Ainda dá tempo! Veja algumas dicas de marketing digital para captação de alunos.

14 outubro 2021 | Marketing

Sabemos que a pandemia impactou todos os modelos de negócios, mas ela foi ainda mais impactante para o mercado da educação, sobretudo a Educação Básica. Além de a escola não poder receber os alunos presencialmente, é comprovado que a população brasileira perdeu renda nos últimos dois anos.  

Então, estamos falando de um mercado que se tornou mais competitivo em razão da escassez de alunos, da diminuição do poder aquisitivo das famílias e, em meio ao cenário de pandemia, do receio dos pais a visitar as escolas presencialmente.  

Vamos considerar o copo meio cheio e lembrar que toda crise gera oportunidades e que, olhando historicamente, a economia cresceu nos anos posteriores às crises mundiais. Mas não sejamos ingênuos, os pais não voltarão a matricular seus filhos nos mesmos moldes que anteriormente, eles estão cada vez mais tecnológicos, exigentes e com maior poder de barganha.  

Pensando nisso, montamos uma lista de dicas para escola se diferenciar nesse mercado tão competitivo.  

 1 – Quem não é visto não é lembrado 

É uma frase antiga, mas atualmente é ainda mais verdadeira. Mais do que executar as atividades pedagógica com qualidade e excelência, precisamos mostrar para a comunidade escolar o valor agregado, o benefício e o diferencial em relação a escolas concorrentes.  

Nesse sentido, as redes sociais são ferramentas fundamentais. Com elas é possível mostrar os diferenciais e tangibilizar a entrega para os pais. Faça um cronograma, elenque os pilares de comunicação, capriche nas fotos e vídeos e, principalmente, interaja comeu público.  

O site da escola também tem uma função importante, a de consolidar de forma clara e organizada os diferenciais competitivos da escola. Então, priorize a visualização da proposta pedagógica, da estrutura utilizada por cada nível de ensino e, o mais importante, a página de conversão – “contato”, “fale conosco” ou “agende uma visita”. Essa página tem que ser atrativa e muito bem mapeada para medir a eficiência de sua campanha.  

Outdoors, rádio, faixas, bandeirolas, folhetos e outras ações de mídia exterior também são importantes para gerar lembrança de marca e deixar claro o posicionamento da escola.  

Não existe um canal/veículo ideal para realizar sua campanha de matrículas, é fundamental investir em um mix de canais.  

2 – Produza e compartilhe conteúdo relevante 

Existe uma máxima no mundo do marketing que diz “Conteúdo é rei”. Isso significa dizer que qualquer estratégia que a escola deseje realizar só terá sucesso se o conteúdo for relevante o suficiente para atrair e prender a atenção de seu potencial cliente.  

No universo escolar, em que não falta conteúdo, parte dele pode ir para as redes sociais com a finalidade de mostrar aos pais aquilo que os alunos veem todos os dias. Uma das formas mais eficazes de gerar engajamento é humanizar as relações. Isso mesmo! Mostre o rosto dos gestores, coordenadores, professores, alunos e pais – claro, com a devida liberação de direitos de imagens. Com isso, será mais fácil gerar empatia, afinidade e vínculo emocional.  

Aproveite a oportunidade para estimular debates, pois assim as plataformas “entregam” seu conteúdo para mais pessoas de forma orgânica. 

3- Vista-se para o atendimento 

Agora que seu conteúdo engajou e sua campanha converteu o pai que agendou uma visita para conhecer a escola, podemos garantir que não existirá outra oportunidade para impressioná-lo. Por isso, é importante estar preparado para esse momento. Confira algumas dicas: 

  • Saiba ouvir 

Antes de sair falando de todos os diferenciais da escola, dedique um tempo para descobrir o que os pais esperam dela, quais são suas expectativas e objetivos, assim você saberá adequar seu roteiro e seu discurso de acordo com as necessidades dos pais.  

  • Roteiro de apresentação 

Tenha em mãos uma lista para apresentar aos pais os ambientes e, o mais importante, quais atividades acontecem em cada espaço – assim os pais conseguirão projetar seus filhos naquele ambiente. 

  •  Conheça a escola 

Parece óbvio, mas não é. É tarefa do profissional que vai apresentar a escola aos pais conhecer a história da instituição, a proposta pedagógica, o sistema de ensino e os diferenciais competitivos em relação à concorrência. Não delegue essa tarefa a quem não estiver devidamente preparado e capacitado. 

  •  Prepare-se para o atendimento 

É fundamental que a equipe de atendimento esteja organizada, preferencialmente uniformizada e com um sorriso no rosto. Reserve um horário e prepare a sala de matrículas para causar uma boa impressão do começo ao fim.  

  4 – A indicação é o segredo do sucesso 

É possível afirmar que mais de 70% dos alunos que a escola capta chegam até ela por meio de indicação. Então, como podemos estimular essa potente estratégia?  

O primeiro passo é medir a satisfação dos clientes atuais, descobrindo o que melhor qualifica a escola na visão deles. Isso é importante porque somente clientes satisfeitos fazem a indicação. Veja por você mesmo: você indicaria a um amigo ou familiar um produto ou serviço que não atendeu suas expectativas? O mesmo acontece com a indicação da escola.  

Além de garantir a indicação, é importante direcionar o discurso. Afinal, o que os pais vão falar sobre a escola se não conhecerem seus principais diferenciais? Então, em toda oportunidade de contato com os pais, a escola deve destacar na comunicação quais são os fatores que a qualificam, mesmo em uma simples atividade corriqueira.  

 Todos os elementos descritos aqui certamente já existem em sua escola, a organização e a estratégia farão com que eles garantam três coisas para sua instituição de ensino: 

  • fidelização dos pais atuais, afinal quem não fideliza não capta; 
  • captação de alunos com o perfil adequado; 
  • reputação, que vai garantir uma marca reconhecida pela comunidade e ajudar nas duas primeiras ações.  

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