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A importância da visita na escola

08 novembro 2021 | Marketing

O momento da visita é muito aguardado pela escola. Chegou a hora em que os pais vão conhecer a escola, e basta mostrar toda a estrutura e convencê-los a fazer a matrícula imediatamente, certo? ERRADO!  

Primeiramente, precisamos compreender que estamos em um mundo conectado. Certamente os pais já pesquisaram sobre sua escola em redes sociais, no Reclame aqui, no site da instituição, em grupos de pais e ouviram pelo menos duas indicações antes de agendar uma visita. E eles fazem essa mesma pesquisa com pelo menos cinco escolas antes de eliminar aquelas que não vão visitar. 

Então, é preciso garantir que os canais e a reputação digital transmitam exatamente qual é a proposta da escola, assim você conseguirá gerar uma alta percepção de valor sobre a escola, ficando para a visita a etapa de confirmar tudo o que os pais viram nos canais digitais.  

Os pais agendaram uma visita. E agora? Como se preparar? Confira as dicas a seguir:  

Esteja disponível 

O dia a dia da escola é muito dinâmico, então o responsável pela apresentação da instituição não pode estar disponível para atender os pais e resolver questões pedagógicas ou situações que acontecem na escola. Portanto, é importante definir quem vai atender os pais e quem vai resolver as questões do dia a dia da escola.  

Prepare-se para o atendimento 

O sorriso no rosto, a simpatia, o interesse, o uniforme, a organização da sala, o cafezinho, o fôlder ou material de explicação são muito importantes. Além de preparar o ambiente, é fundamental que o responsável pelo atendimento seja capaz de “vender” a escola como um todo, conhecendo a história, a proposta pedagógica, os segmentos, o material didático, as atividades extracurriculares, as ações, os valores e a estrutura. Somente assim será possível transmitir a segurança necessária para essa negociação.  

Saiba ouvir 

Mais importante que falar, é ouvir. Antes de sair falando sobre a escola, é importante dedicar um tempo na visita para conhecer os pais e entender quais são suas expectativas em relação à escola, assim o discurso de venda será personalizado para as necessidades do cliente.  

Faça um roteiro 

Um roteiro de apresentação leva em consideração não somente a apresentação da estrutura, mas também a demonstração das atividades pedagógicas que acontecem naquele espaço, assim os pais conseguirão projetar seus filhos executando essas atividades ali.  

Negociação 

O valor da mensalidade deve ser mencionado apenas no momento que isso for questionado e, antes de informar, é fundamental perguntar qual foi a percepção dos pais em relação à escola, para que eles a coloquem em um patamar alto, fazendo com que o valor real cobrado seja menos impactante, ou seja, gerando um bom custo/benefício. 

 Pós-visita 

É comum os pais saírem da escola para visitar outras escolas antes de tomar a decisão. Para que a escolha seja favorável, é importante estar na memória recente deles no momento da decisão. Por isso, é fundamental fazer um contato pós-visita, agradecendo pelo interesse, falando sobre como vai ser bom para o filho deles fazer parte da escola, citando o aluno pelo nome e colocando-se à disposição para negociar.  

 A visita é o momento de converter expectativas em realidade. Dificilmente haverá outra oportunidade para convencer os pais, por isso é muito importante que esse momento seja muito bem planejado e executado, assim eles se sentirão confortáveis e seguros para matricular seus filhos. Além disso, sabendo que fizeram a escolha certa, vão indicar para outros pais antes mesmo do início das aulas.  

Ainda não é conveniado e quer levar o  Sistema Positivo de Ensino para sua escola? Fale com um consultor.

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