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9 dicas para atrair mais alunos para a sua escola

08 junho 2022 | Dicas

Você investe para que a sua escola tenha sucesso? Veja como você pode fortalecer a marca da instituição, além de reter e conquistar alunos com 9 dicas para atrair mais alunos para a sua escola!

1- Conheça e escute seu público-alvo

Para começar as 9 dicas para atrair alunos, ouça seus clientes. Promova pesquisas internas para saber por que as famílias optaram por matricular seus filhos na sua escola. Foi pela localização? Preço? Qualidade do ensino?

Também é fundamental entender o motivo pelo qual uma família decide tirar o filho de uma escola para matricular em outra. Incompatibilidade com a proposta pedagógica? Dificuldade em pagar a parcela da anuidade?

Entender o comportamento e o processo de escolha do consumidor – no caso, os pais – é fundamental para destacar os principais atributos da sua instituição. Com esse cenário bem claro, é hora de olhar para fora e entender o mercado. Você precisa saber onde estão os alunos em potencial, quais escolas estão de fato concorrendo com a sua, o que elas estão oferecendo e como criar um plano de ação para aproveitar as oportunidades ao máximo.

2- Saiba onde seu público está e se mostre

Após entender seu cliente, pense na melhor maneira de se destacar. Investir em estratégias de marketing digital que podem ser aplicadas no Facebook, Instagram, sites e mídias pagas é uma excelente opção. A internet e as redes sociais são um excelente canal para se aproximar da comunidade escolar e conquistar novos alunos.

Lembre-se de que a forma de consumir produtos e serviços está diferente e que, antes de falar com a sua escola pessoalmente ou por telefone, as famílias e os alunos provavelmente já buscaram informações na internet. Por isso, é muito importante ter um site da escola e uma página (ou um perfil) nas redes sociais que transmita uma boa primeira impressão para os interessados. Ao entregar conteúdo relevante para o público, sua instituição pode ser a primeira opção de muitos pais e mães.

Identifique qual canal faz mais sentido para cada público (famílias e alunos) e direcione a divulgação de sua marca. O Sistema Positivo de Ensino disponibiliza às escolas conveniadas, no site de Gestão Escolar, uma campanha de matrículas com peças on-line e off-line: como posts para redes sociais, outdoors, cartazes, folders, anúncios e muito mais.

3- Descubra seus diferenciais e fale sobre eles

Quais são seus diferenciais? Quais são os destaques da sua escola em relação às escolas concorrentes? Responda a essas perguntas e faça uma relação com todos esses atributos. Em seguida, ouça famílias da região de sua instituição e a comunidade escolar no geral. O que elas estão falando sobre seu colégio? Perceba se o que estão dizendo está de acordo com o que você relacionou e/ou está divulgando em sua campanha de matrículas e ações de marketing.

Feito isso, comunique seus diferenciais. Falar que a sua escola é a mais segura, por exemplo, pode chamar a atenção dos pais que estão cada vez mais preocupados com a integridade física de seus filhos. Destacar escolas com mais projetos de alunos reconhecidos em concursos de grande visibilidade (Febrace, Olimpíadas do Conhecimento, etc.) também é importante.

4- Ofereça conteúdo relevante

Defina os assuntos e temas que mais interessem a seu público e produza conteúdo que gere engajamento. Pergunte às famílias e aos alunos quais são os assuntos que eles gostariam de acompanhar nas redes sociais da escola.

5- Ouça a equipe e incentive-a a sempre destacar os pontos fortes de sua escola

Além de ouvir as famílias, ouça a sua equipe de professores e funcionários. Eles têm contato próximo com alunos e pais, além de se relacionarem com profissionais que atuam em outras instituições. Muitas informações, ideias e soluções podem surgir dessas conversas que contribuem também para a percepção dos pontos fortes da escola. Afinal, eles passam mais tempo com os alunos do que você, gestor!

6- Faça parcerias

Descubra se há escolas do ciclo anterior (Educação Infantil e Ensino Fundamental) interessadas em firmar uma parceria para encaminhar alunos. Vá até essas escolas, apresente sua proposta pedagógica e ofereça condições especiais para que esses alunos migrem para a sua instituição. Aproveite também para fazer parcerias com empresas locais para o uso da sua estrutura, ou, ainda, envie material de divulgação de sua escola para os colaboradores desses estabelecimentos.

7- Relacione-se com a família e a comunidade

Para que seu índice de retenção seja mantido e para que as famílias recomendem a sua escola, fazendo a famosa propaganda “boca a boca”, é importante manter uma boa relação com os pais dos alunos. Seja solícito e priorize atendimentos e esclarecimentos de dúvidas pessoalmente, deixando a família mais tranquila e confortável ao saber que seu filho está tendo aprendizado e tratamento personalizados, que respeitam suas habilidades e competências.

Promova eventos com as comunidades locais, mostre o que sua escola está realizando para aquela região crescer de alguma forma. Assim, você ganha respeito e se faz presente em seu entorno.

8- Esteja aberto a negociações

Muitos pais e mães ficam atraídos por descontos e outros tipos de benefícios, como taxa de matrícula gratuita em caso de irmãos estudando no mesmo local. Ofereça vantagens competitivas em relação à concorrência, com o objetivo de antecipação das matrículas.

Valorize também as indicações e tenha em mente a possibilidade de descontos e/ou condições especiais por transferências em grupos. Todas essas são alternativas que chamam a atenção! Lembrando que, para oferecer descontos, a escola precisa estruturar uma política clara para todos os clientes.

9- Faça o acompanhamento das suas ações: o segredo é sempre fazer mais do melhor

Monitore suas ações, verifique se os objetivos foram alcançados e como está o envolvimento com seu público. Verifique também o engajamento da sua equipe de matrículas e professores em relação ao trabalho de retenção e conquista de alunos.

Gostou das 9 dicas para atrair alunos? Temos uma dica extra para você!

*Dica extra: seja ativo em suas redes sociais! Confira algumas sugestões de conteúdos que você pode publicar em suas redes sociais clicando aqui!

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