Voltar

7 dicas para dar suporte aos professores e colaboradores da sua instituição

16 agosto 2021 | Ensino

O momento pede uma série de mudanças, por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar o trabalho de professores e colaboradores durante a pandemia.

Com o isolamento social, a escola que conhecemos precisa se reinventar para dar conta das mudanças exigidas. O primeiro passo para começar essa transformação é engajando professores e demais colaboradores da sua instituição em busca de soluções.

Para colocar em prática, é preciso pensar em formas e formatos e dar todo o suporte aos professores para que a qualidade do ensino e do serviço prestado seja a melhor possível. Separamos algumas dicas para ajudar nesse processo. 

Faça reuniões

As reuniões podem ajudar a definir caminhos e sanar as dúvidas de todos aqueles que participam da comunidade escolar. Por isso, estabeleça datas para que elas aconteçam e trabalhe as principais dificuldades em grupo. 

Ofereça feedbacks

Conversar sobre a jornada de cada um dos funcionários individualmente faz com que evoluam rapidamente. Nesse momento, permeado de novos desafios, os feedbacks podem ser semanais e rápidos, apenas para dar rápidas orientações.

Mapeie desafios 

Muitos são os desafios que podem surgir nesse momento: na comunicação, nas tarefas, nas aulas on-line. Por isso, é importante mapeá-los e ir à busca de soluções possíveis para ajudar no funcionamento da escola. Compartilhe conhecimento

Se um docente tem mais dificuldade do que outro, o gestor pode ser a ponte para que ambos compartilhem conhecimento entre si. Durante reuniões e feedbacks, incentive essa ação e seja uma ponte, pontuando qualidades e necessidades e fazendo a conexão entre eles. 

Defina frequência 

É importante traçar um plano de atividades e apresentá-los para professores e demais colaboradores. Dessa forma, o fluxo de aulas, a frequência de atividades e o contato com o aluno fica bem definido e as expectativas alinhadas. 

Organize a rotina 

Em conjunto, é possível fazer um calendário de reuniões, tarefas e atividades. Dessa forma, professores e colaboradores podem organizar suas rotinas individuais de acordo com as atividades propostas em grupo. 

Guie a comunidade escolar

Utilize redes sociais e e-mails para guiar a comunidade escolar. Essa ação evita que professores e colaboradores precisem ficar respondendo às mesmas perguntas, o que facilita seu trabalho e tranquiliza pais e alunos.

Ainda não é conveniado e quer levar o Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino para sua escola? Fale com um consultor.

Saiba mais

Para saber mais sobre esse e outros temas do universo educacional, continue acompanhando o Sistema Positivo de Ensino aqui no blog e nas nossas páginas no Instagram, Facebook, LinkedIn e no YouTube.

Leia também:

5 atividades simples para fazer com as crianças em casa na quarentena