Sistema Positivo de Ensino

7 dicas para dar suporte aos professores e colaboradores da sua escola

Suporte

O momento pede uma série de mudanças, por isso, separamos 7 dicas para dar suporte aos professores e colaboradores da sua instituição.

Com o isolamento social, a escola que conhecemos precisa se reinventar para dar conta das mudanças exigidas. O primeiro passo para começar essa transformação é engajando professores e demais colaboradores da sua instituição em busca de soluções.

Para colocar em prática, é preciso pensar em formas e formatos e dar todo o suporte aos professores para que a qualidade do ensino e do serviço prestado seja a melhor possível. Separamos algumas dicas para ajudar nesse processo.

Faça reuniões

As reuniões podem ajudar a definir caminhos e sanar as dúvidas de todos aqueles que participam da comunidade escolar. Por isso, estabeleça datas para que elas aconteçam e trabalhe as principais dificuldades em grupo.

Ofereça feedbacks

Conversar sobre a jornada de cada um dos funcionários individualmente faz com que evoluam rapidamente. Nesse momento, permeado de novos desafios, os feedbacks podem ser semanais e rápidos, apenas para dar rápidas orientações.

Mapeie desafios

Muitos são os desafios que podem surgir nesse momento: na comunicação, nas tarefas, nas aulas on-line. Por isso, é importante mapeá-los e ir à busca de soluções possíveis para ajudar no funcionamento da escola. Compartilhe conhecimento

Se um docente tem mais dificuldade do que outro, o gestor pode ser a ponte para que ambos compartilhem conhecimento entre si. Durante reuniões e feedbacks, incentive essa ação e seja uma ponte, pontuando qualidades e necessidades e fazendo a conexão entre eles.

Defina frequência 

É importante traçar um plano de atividades e apresentá-los para professores e demais colaboradores. Dessa forma, o fluxo de aulas, a frequência de atividades e o contato com o aluno fica bem definido e as expectativas alinhadas.

Organize a rotina 

Em conjunto, é possível fazer um calendário de reuniões, tarefas e atividades. Dessa forma, professores e colaboradores podem organizar suas rotinas individuais de acordo com as atividades propostas em grupo.

Guie a comunidade escolar

Utilize redes sociais e e-mails para guiar a comunidade escolar. Essa ação evita que professores e colaboradores precisem ficar respondendo às mesmas perguntas, o que facilita seu trabalho e tranquiliza pais e alunos.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Fale com o seu consultor pedagógico ou entre em contato por meio das nossas páginas no InstagramFacebook e no YouTube.

Para saber mais sobre outros temas do universo educacional, continue acompanhando o Sistema Positivo de Ensino aqui no blog

Sair da versão mobile