Sistema Positivo de Ensino

5 dicas para fazer sua escola crescer

Crescer

Conheça alternativas para gerar novas receitas, otimizar custos e ampliar a atuação

O cenário econômico sinaliza recuperação. Segundo dados do Banco Mundial, a previsão de crescimento da economia brasileira deve chegar a 2%. Por isso, é hora de avaliar o que é possível fazer para sua escola crescer de forma consciente e com investimentos sustentáveis. Acompanhar esse momento é fundamental, mas é preciso fazer escolhas inteligentes, baseadas nas necessidades dos seus clientes e nos diferenciais da sua instituição. Por isso, confira 5 dicas para fazer sua escola crescer!

Para sua escola crescer:

  1. Faça parcerias positivas

Para iniciar com as 5 dicas, faça parcerias eficientes com lojas de uniformes, papelarias, estacionamento e transportes escolares. Desse modo, sua escola pode se beneficiar com a captação de novos alunos, diminuir custos em eventos e trazer comodidade às famílias dos alunos já matriculados. Outro ponto: sua escola tem os melhores acordos com os fornecedores atuais? Tente renegociar valores para conseguir otimizar os resultados nos serviços que você já utiliza. Uma boa ideia é fazer parcerias com as próprias famílias dos alunos. Será que existe uma mãe ou um pai motorista? Ou uma avó que borde os nomes das crianças nos uniformes? Utilize os serviços desses profissionais quando necessário e divulgue-os em eventos e informativos da escola.

  1. Amplie o uso da estrutura

Para gerar uma nova fonte de receita, é possível aproveitar sua estrutura em horários ociosos, por exemplo, tornando-se um polo de educação a distância (EAD). “Otimizar espaço e recursos é um dos segredos de instituições de ensino de sucesso. Isso porque o custo fixo e os investimentos em sala de aula já existem”, orienta Marco Aurélio Pitta, gerente contábil e tributário da Editora Positivo. Além disso, é possível colocar aulas no contraturno com empresas terceirizadas que possam oferecer teatro, robótica, cursos de inglês ou diferentes modalidades de esporte, como balé, vôlei, futsal, capoeira, handebol, etc.

  1. Invista em reformas com baixo investimento

De acordo com Priscilla Bencke, arquiteta e especialista em projetos para ambientes de trabalho, espaços com ruídos influenciam negativamente em até 40% a produtividade. Assim, mudar as cores da escola é uma ótima alternativa. Que tal pintar algumas paredes com cores que criam um ambiente acolhedor e estimulam o aprendizado? Tons quentes despertam e aumentam a atividade cerebral e tons frios provocam relaxamento e interiorização.

  1. Divulgue os projetos da sua escola

Utilize espaços em sua cidade para divulgar um projeto de sucesso da sua escola. Invista também em marketing digital e crie perfis em redes sociais. Essas são ações com preços mais acessíveis que a mídia convencional. Nesse sentido, aproveite também as reuniões de pais para falar sobre os lançamentos, novas ações e parcerias, tornando-os grandes embaixadores de sua marca.

  1. Utilize a tecnologia a favor da escola

Incluir elementos tecnológicos no cotidiano escolar pode ser um caminho para melhorar a qualidade de ensino, aproximar a escola do aluno e deixar as aulas mais dinâmicas. Por isso, as escolas conveniadas ao Sistema Positivo contam com um diferencial: a plataforma Britannica Digital Learning. Dessa forma, os alunos têm acesso a conteúdos ricos e seguros, que são constantemente atualizados por especialistas. Divulgue essa solução para as famílias em prospecção.

Quer mais dicas para ajudar a sua escola crescer? Confira também:

O que é um defensor de marca e como conquistá-lo?

Gostou das 5 dicas? Ficou com alguma dúvida em como fazer sua escola crescer? Fale com o seu consultor pedagógico ou entre em contato por meio das nossas páginas no InstagramFacebook e no YouTube.

Para saber mais sobre outros temas do universo educacional, continue acompanhando o Sistema Positivo de Ensino aqui no blog.

Sair da versão mobile